Divulgado o Relatório de Sustentabilidade da FSFX
A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) entidade filantrópica, divulgou o seu Relatório de Sustentabilidade, referente a 2023. O documento reúne o desempenho econômico e social da Instituição e o resultado das principais iniciativas e projetos do período. A exposição apresenta a governança da instituição nas ações desenvolvidas e os resultados alcançados ao longo do último ano. O documento foi produzido com base nas normas do Global Reporting Initiative (GRI), na tradução literal: Iniciativa Global de Informação, disponível no site da FSFX, onde pode ser consultado em sua versão digital.
O ano de 2023 se consolidou como o primeiro ano de um novo diretor-presidente à frente da FSFX e da Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX). Para promover a saúde e a educação de qualidade, aspectos tão essenciais à população e propósito da instituição a diretoria priorizou, neste último ano, a reestruturação interna, a implementação de ajustes necessários ao reequilíbrio das contas, à evolução dos processos e serviços e, acima de tudo, à melhoria do clima Organizacional. O material traz alguns destaques, como inauguração da nova sede administrativa, com edificação própria em Ipatinga.
Também se sobressaiu a implementação do serviço de pronto-consulta voltado aos casos de urgência ambulatorial; a ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a inauguração do novo Centro Integrado de Medicina Nuclear no Hospital Márcio Cunha (HMC); e a implementação do Projeto Lean nas Emergências, de iniciativa do Ministério da Saúde (MS). A incorporação tecnológica permaneceu, ainda, como um dos pilares de promoção da melhoria dos processos da Instituição, com investimentos em robotização, os quais são automatizados serviços com confiabilidade, segurança e eficiência.
A FSFX manteve a evolução assistencial comprovada nas recertificações e premiações alcançadas. Em 2023, a Fundação Educacional pode validar a eficácia das estratégias adotadas ao longo dos últimos ciclos.“Um ano de desafios e superações, no qual os olhares estiveram voltados para dentro da nossa Instituição, para que pudéssemos conhecer o negócio com profundidade e visão sistêmica. Um ciclo dedicado a avaliar os cenários, alinhar o discurso à prática, promover as mudanças necessárias e cuidar, efetivamente, das nossas pessoas”, pontua o diretor-presidente Flaviano Feu Ventorim.
Reportagem: Euclides Éder