Itabira terá dois eventos alusivos ao Dia D de vacinação contra raiva animal
Nesse ano, a campanha de vacinação antirrábica terá dois dias D: sábado (14), no próximo final de semana, agendado para 28 de setembro, última data para imunizar os pets. Durante a semana, eles podem ser vacinados na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na rua Jacutinga, 15, Campestre, entre 8h e 16h. Os cachorros devem ser levados em coleira, e os gatos nas caixas apropriadas para o transporte.
Na primeira data do dia D na campanha de vacinação antirrábica, as equipes de saúde estarão divididas em várias localidades, das 8h às 17h. Neste dia 14, a Prefeitura de Itabira disponibilizará 31 pontos para a imunização animal. Nos dois eventos, os tutores poderão escolher o posto de vacinação mais perto de onde reside. Os locais foram descentralizados e escolhidos de forma estratégica, visando reduzir a distância.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Campestre, Gabiroba de Cima e de Baixo, Água Fresca, Barreiro, Santa Ruth, Machado/João XXIII, Bethânia, Areão/Amazonas, Nova Vista, Eldorado, Pará, Praia (duas unidades); Associações Comunitárias dos bairros: Amazonas, Vila São Joaquim e Pedreira; as Escolas Municipais Virgílio Gazire, Professora Didi Andrade, Inês Torres, Matilde Menezes e Américo Gianetti.
Outra opção é a sede do Combem (Bethânia); ponto de apoio da Itaurb (Panorama); Igreja Divino Espírito Santo (Ribeira de Cima); quadra esportiva (Fênix); Venda do Ouro e Centro de Referência de Assistência Social (Pedreira); Bar do Daniel (Gabiroba); sede da SMS e Centro Estadual de Atendimento Especializado (Centro). Os tutores não poderão levar o insumo para aplicação posterior, em casa, por exemplo.
A vacinação antirrábica é obrigatória. Devem ser imunizados todos os animais a partir dos três meses, que não estejam doentes. As fêmeas prenhas ou lactantes também devem ser imunizadas. Cães de grande porte ou agressivos precisam estar com focinheira, e acompanhados de um tutor adulto. Os gatos podem ser levados em sacos de linhagem. A estimativa é que sejam vacinados mais de 16 mil animais nas áreas rural e urbana.
Reportagem: Euclides Éder