Ferramenta “Chame a Frida” da Delegacia de Itabira, tem expansão em Barão de Cocais
Dando continuidade à expansão do “Chame a Frida” na Unidade Regional de Itabira da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ocorreu segunda-feira (4), o lançamento na Câmara de Barão de Cocais, resultado do planejamento estratégico da instituição até 2027. A chefia da PCMG assumiu o compromisso social e democrático de fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, crianças, adolescentes e idosos, por meio de núcleos integrados das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM).
É nesse contexto institucional que o lançamento da Frida em Barão de Cocais evidencia o compromisso de atuar com rigor e responsabilidade, no enfrentamento da violência doméstica, abrindo novos caminhos para acesso ao sistema de justiça criminal. O Delegado de Polícia da Comarca de Barão de Cocais, Daniel Mansur Da Cunha Pedro, salientou que a atividade dos cocaienses na promoção dos direitos das mulheres, reforça a importância da Frida no enfrentamento das violências que ocorrem nos ambientes domésticos.
O Delegado Regional, Diogo Luna, salientou que o programa ratifica o compromisso em alcançar a igualdade de gênero, eliminando todas as formas de violência praticadas contra elas, nas esferas públicas e privadas, conforme prevê o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. O evento contou com o prefeito de Barão de Cocais, Decio Geraldo Dos Santos; o presidente da Câmara Municipal, João Lima; o Juiz da Comarca, Luiz Henrique Guimarães De Oliveira; e o promotor de justiça do Ministério Público, Daniel Polignamo Godoy.
Participou ainda o Delegado de Santa Bárbara, Vitor Amaro Debuschi Beloti; além do titular da DEAM de João Monlevade, Lucas Pena Forte; tenente da Polícia Militar, Carlos Alberto Costa Prates; presidente da 169ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aline Félix; presidente da Comissão de Mulheres da OAB local, Camila Miguel Castro; a analista de segurança empresarial da Vale, Virginia Figueiredo De Oliveira; a secretária de saúde, Josiane Batista; e a secretária de assistência social, Ana Paula de Oliveira Álvaro.
Na 3ª Delegacia Regional de Itabira, o programa “Chame a Frida” funciona na DEAM na cidade sede, e na Unidade da Polícia Civil na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, passando a partir desta solenidade a estar à disposição do público também na Delegacia de Polícia Civil de Barão de Cocais. Nova ampliação está agendada no território: 18 de novembro será lançado o programa na Delegacia de Polícia Civil de Santa Bárbara. Na Unidade Regional de Itabira, a ferramenta funciona pelo telefone (31) 99398-6100, 24h/dia.
Reportagem: Euclides Éder