Depois de Itabira, obra “Famílias Jaboticatubenses” será lançada também na capital
Evento no Minas Tênis Clube, às 19h
Nesta quinta-feira (7), o escritor João Marcelo Venâncio Duarte vai lançar obra em Belo Horizonte. Ele, no mês de junho, realizou na Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) o lançamento deste mesmo livro: “Famílias Jaboticatubenses”, abordando de forma profunda, a história e a genealogia do grupo familiar: Dias, Duarte, Lage, e Kreppel, todas originárias da região.
O livro mergulha profundamente nas raízes de quatro importantes famílias brasileiras, oferecendo um retrato detalhado de suas trajetórias ao longo dos séculos. Com base em uma década de pesquisas intensivas, revela não apenas a genealogia e a história dessas famílias, mas também, suas contribuições culturais, conquistas notáveis, e desafios que enfrentaram ao longo do tempo.
João Marcelo Duarte é profissional com uma sólida formação acadêmica, e trajetória marcada por contribuições significativas, tanto na gestão pública, quanto na pesquisa histórica. Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, possui um MBA em Gerenciamento de Projetos e especialização em Gestão Pública Municipal, além da aptidão pela escrita.
A obra explora as conexões dessas famílias com diversas cidades da região de Itabira, assim como Belo Horizonte, destacando a abrangência de seus laços, que vão além dos sobrenomes tradicionais. Com isso, o livro revela uma teia rica de relações e influências, refletindo sobre o impacto na história, convidando o leitor a desvendar uma herança compartilhada.
O livro reforça o senso de comunidade e pertencimento, enquanto proporciona uma compreensão mais profunda do passado, para que possamos construir um futuro mais sólido. Além disso, o lançamento desta obra faz parte das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, promovido pelo Instituto Martius Staden, em parceria com a Embaixada da Alemanha.
Reportagem: Euclides Éder