Flitabira encerra 4ª edição com resultados impactantes para 25 mil pessoas
Impacto digital na juventude, princípios sustentáveis, desenvolvimento educacional e econômico
Com patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, a 4ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira “Flitabira” foi concluído no domingo (3), após cinco dias de intensa programação. Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade” o evento atraiu 25 mil pessoas na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), reafirmando seu lugar entre os principais eventos literários, atingindo redes sociais e comunidade. Mais de 80 escritores nacionais e internacionais participaram, oferecendo 84 atividades gratuitas: palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações musicais, batalhas de rima/slam, contações de histórias, espetáculos de dança e saraus.
A livraria do Flitabira, considerada o coração do evento, registrou a venda de mais de 3.200 livros, abrangendo 1.100 títulos diferentes, arrecadando quase 200 livros doados pelo público, que serão destinados à biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Neto na FCCDA. Entre os pontos altos do evento, destaque para a entrega do tradicional Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano de 2024 a Miriam Leitão, reconhecimento da União Brasileira de Escritores “UBE” que celebra anualmente o intelectual de destaque no cenário brasileiro. Nesta edição, houve engajamento digital expressivo que ampliou o alcance além das fronteiras. No Instagram, foram registradas 2.683.511 visualizações, com 1.141.505 contas alcançadas, das quase 80% não seguiam o perfil.
Desta forma ficou comprovado o crescimento na audiência, sobretudo com contas que anteriormente não seguiam o perfil. Entre os espectadores, destaca-se o público jovem: mais de 29% tinham entre 25 e 34 anos, indicando que o Flitabira se conectou de maneira eficaz com a nova geração, ampliando o interesse pela literatura e cultura. No Facebook, o evento alcançou 199,5 mil pessoas, e gerou 791 interações, enquanto o YouTube registrou 68,9 mil visualizações e 2,8 mil horas de exibição, consolidando como um evento também na esfera digital. No site oficial, foram contabilizados 13 mil usuários ativos e 57 mil visualizações de página, refletindo o interesse contínuo do público pela programação.
O Flitabira consolidou como iniciativa comprometida com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança), promovendo desenvolvimento sustentável e alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Com atividades também inclusivas, impactando diretamente a educação de qualidade, oferecendo concursos de redação e desenho que estimulam o aprendizado e a criatividade de milhares de estudantes. Cada edição fortalece o trabalho decente e o crescimento econômico local, gerando empregos e incentivando o comércio e o turismo regional, beneficiando a economia local de maneira sustentável.
Para reduzir desigualdades, o Flitabira adotou política de acessibilidade, garantindo inclusão física completa, incluindo auditiva. Além da programação diversa que valoriza vozes de diferentes gêneros, etnias e origens. No âmbito ambiental, reforçou o compromisso com a ação climática ao compensar emissões de carbono por meio de uma parceria com o Instituto Terra, reaproveitando lonas de eventos anteriores, para criar bolsas entregues como brindes, promovendo assim, a reutilização de materiais como forma de responsabilidade ambiental. O Prêmio de Redação e Desenho mobilizou cerca de 19 mil alunos de 80% das escolas de Itabira, homenageou Maria Gregória Ventura “Dona Tita” centenária do quilombo Morro Santo Antônio.
A realização movimentou a economia de Itabira, envolvendo 150 profissionais e gerando oportunidades para hotéis, restaurantes, artesãos e outros prestadores de serviços. O Festival não apenas trouxe receita para o município, mas também consolidou a cidade como um destino relevante de turismo cultural. Com recorde de público e forte engajamento digital, o Flitabira 2024 reafirma seu compromisso com a democratização da cultura e o fortalecimento da economia criativa, deixando um legado positivo para Itabira e ampliando seu alcance no cenário cultural brasileiro. O presidente do evento, Afonso Borges confirmou a 5ª realização do evento em 2026, contemplando moradores e visitantes da “Terra de Drummond”.
Reportagem: Euclides Éder