Formatura de 32 estudantes no programa Aprendiz Social
Nesta terça-feira (5) houve a cerimônia de formatura de 32 estudantes que participaram do programa Aprendiz Social, parceria da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O evento ocorreu no auditório da UniFuncesi e reuniu familiares, professores e entidades que apoiam o projeto. Após 12 meses de formação prática e aulas teóricas, os estudantes estão prontos para o mercado de trabalho. Durante a cerimônia o prefeito Marco Antônio Lage reafirmou o compromisso de fazer uma gestão diferente com possibilidade de crescimento para os jovens.
“A gente persegue um sonho, o nosso governo tem um propósito maravilhoso de ver essa cidade cada dia melhor, com oportunidade para todo mundo. A cidade onde todos os jovens tenham oportunidade de estudar e ter uma profissão”, disse Marco Lage. “Nessa gestão já chegamos a cerca de duzentas contratações. O programa transforma a vida desses jovens e adolescentes. A empregabilidade permite que eles alcancem uma oportunidade de aprendizagem sobre o mercado de trabalho, garantindo também um suporte financeiro para a vida dentro da família,” acrescentou a gestora da SMAS, Nélia Cunha.
A ação impacta adolescentes de 14 a 17 anos, em vulnerabilidade ou risco social, propondo crescimento acadêmico e profissional. Eles participam de aulas teóricas por um ano, com direito a uma bolsa de meio salário-mínimo, vale-transporte e conhecimento na busca pelo emprego. “É com muita felicidade que estamos aqui reunidos pra celebrar esse momento. O início de uma nova jornada em nossas vidas.Durante o ano enfrentamos diversos desafios sejam no trabalho ou no curso, mas se olharmos para as coisas boas veremos que valeu a pena, que essa seja uma das várias conquistas em nossas vidas”, comemora a aluna Thalita Tamara da Silva.
“Tivemos excelentes momentos em sala de aula, compartilhando vivências pessoais e da prática profissional, aprendendo uns com os outros e realizando diversos desafios propostos. Vocês passaram por uma grande mudança e fizeram com que uma visão clara e presente no futuro se tornassem uma realidade. Agradeço a cada um dos jovens aprendizes. desejo felicidade na vida pessoal e profissional, que o céu seja o limite para cada um de vocês. Boa Sorte!”, desejou o professor do Senac, Marlon Barcelos. Na ocasião foram apresentados os novos 62 adolescentes que farão parte do programa pela entidade Rede Cidadã.
O programa Jovem Aprendiz é uma política pública de assistência social que tem o objetivo de proporcionar aos adolescentes, o curso profissionalizante e emprego formal como aprendiz, conforme estabelecido por lei municipal. A metodologia se consiste na contratação dos jovens por meio período para trabalhar nas repartições públicas do município. No contraturno, os adolescentes têm aulas de Assistente Administrativo gratuitamente. Os estudantes são selecionados exclusivamente pelos técnicos atuantes nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).
Reportagem: Euclides Éder