Médica Viviane Rampinelli. Foto: FSFX

Nesta quinta-feira (14) celebra-se o “Dia Mundial do Diabetes” data usada para aumentar a conscientização sobre essa doença que afeta milhões de brasileiros. Em 2023, o Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) registrou 17 milhões de pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS) que convivem com a diabetes, representando cerca de 9,4% dos usuários da rede. Somente em 2022, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) apontou que o diabetes foi responsável por 78,8 mil óbitos no Brasil. A médica da família e comunidade da Fundação São Francisco Xavier (FSFX)/Usifamília, Dra. Viviane Rampinelli, a celebração será oportunidade de informar a população, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

“A diabetes, muitas vezes, é uma doença silenciosa. A falta de sintomas pode retardar o diagnóstico e dificultar o controle. Muitos pacientes convivem com a doença sem perceber, até que os sinais se tornam evidentes. Sintomas como perda de peso inexplicável, sede e fome excessivas, cansaço e aumento do volume urinário são sinais que merecem atenção e investigação médica. Atuar sobre os fatores de risco facilita a prevenção da doença e de suas complicações. É preciso reforçar que hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática regular de atividade física, são aliados fundamentais na prevenção da diabetes, e no controle glicêmico. Iniciar o tratamento cedo possibilita um controle eficaz da glicemia, diminuindo o risco de complicações graves e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, defende a médica.

José Alberto Kokke. Foto: FSFX

“Faço acompanhamento desde que fui informado que minha glicemia estava alta. Comecei com medicamentos orais e, hoje, faço a utilização da insulina, com isso o minha diabetes está controlada. Além disso, adotei novos hábitos, como uma alimentação mais saudável e a prática de pilates, para melhorar minha qualidade de vida”, conta o beneficiário da Usisaúde, o aposentado José Alberto Kokke, de 75 anos, que descobriu a diabetes há 25 ano. O avanço no tratamento trouxe opções inovadoras que facilitam o controle. Desde antidiabéticos orais até insulinas de última geração. O tratamento pode ser personalizado conforme as necessidades de cada paciente. Um destaque são as canetas de insulina, que têm facilitado a adesão ao tratamento por serem práticas e de fácil manuseio.

A data reforça a importância da educação e da conscientização sobre essa doença crônica. Com a informação, diagnóstico precoce e adesão ao tratamento, é possível conviver com a diabetes, minimizando impactos. “A adoção de medidas como uma dieta saudável, atividade física, controle do peso, redução da ingestão de sal e acompanhamento médico regular pode ajudar a manter sob controle e evitar complicações. A diabetes é uma doença que não possui cura. É preciso fazer a prevenção e o controle, sendo este o principal motivo do diagnóstico precoce. Descobrindo é possível ter suas consequências evitadas, e/ou retardadas, com medicamentos, atividades físicas e alimentação saudável, além de exames regulares e tratamento das complicações”, pontua a especialista da FSFX.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.