Memorial Vale Itinerante celebra mês da Consciência Negra
O Memorial Vale promove a oficina Voz-Tambor: Escuta e Imaginação, conduzida pela cantora e pesquisadora Fabiana Cozza, nos dias 21 e 22 de novembro, das 17h às 20h. O evento será parte da celebração do mês da Consciência Negra. A atividade oferece uma oportunidade para os participantes explorarem a relação entre o corpo, a voz e a música, com foco no uso dos tambores da diáspora africana para criar uma experiência de vibração e ressonância.
O objetivo é permitir que os participantes se conectassem com sua própria voz de maneira livre e sem tensões, por meio de exercícios que envolvem movimento, canto e ritmo. As inscrições para a oficina são gratuitas e limitadas, com prioridade para pessoas pretas, periféricas, LGBTQIAPN+ e indígenas. Os interessados devem se inscrever no site do Memorial Vale. A lista dos selecionados será divulgada até dia 19. A finalidade é valorizar a cultura afro-brasileira, enquanto o Memorial Vale passa por reformas.
Baseada em jogos coletivos e atividades lúdicas que visam despertar as potencialidades vocais, a oficina é destinada a todos os públicos e não exige conhecimento prévio em música. Ao longo dos encontros, os participantes terão a chance de explorar cânticos e cantigas brasileiras, sempre com uma abordagem sensível e respeitosa às diferentes formas de expressão vocal. O foco é proporcionar uma experiência de autoconhecimento e de descoberta da voz como ferramenta de expressão.
Reportagem: Euclides Éder