Imagem: Freepik

O movimento “Novembro Azul da Diabetes” chama atenção para a educação no controle da doença crônica, um dos pilares fundamentais para impedir avanços nos sintomas. A campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o autocuidado, e da informação correta, para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida. Entre as estratégias de tratamento, a prática de exercícios físicos ocupa lugar de destaque, com benefícios que vão desde a melhoria da qualidade na rotina do paciente, até o aumento da sensibilidade à insulina e controle glicêmico.

“Os exercícios, além de reduzir os níveis de glicose no sangue, promovem uma série de benefícios: melhora na composição corporal, controle da pressão arterial e aumento da capacidade física. O treinamento combinado, que une exercícios aeróbios e de força, tem se mostrado superior na promoção do controle glicêmico, pois otimiza tanto a captação de glicose pelos músculos quanto a sensibilidade à insulina. É fundamental monitorar os níveis de glicose antes e após o treino”, de acordo com o discente universitário de educação física, Jonathan Nícolas.

As recomendações incluem realizar exercícios aeróbicos de moderada a alta intensidade, de três a cinco vezes por semana, e ao menos dois dias de treinamento de força. A avaliação dos pés e o início de treinos em intensidades leves, ajuda a evitar lesões e aumentar a adesão aos exercícios. O acolhimento e o suporte de equipe multidisciplinar são essenciais para engajar a pessoa no autocuidado. “O acompanhamento do profissional de educação física, pode maximizar benefícios do exercício, ajudando a alcançar as metas desejadas”, conclui Jonathan.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.