Envolvido escalando o equipamento. Crédito: Prefeitura de Itabira

Depredação de equipamento público é crime

Uma câmera do “Itabira Segura e Conectada” foi substituída quinta-feira (21). Instalado na esquina das ruas José de Alencar e Galileia, no bairro Bethânia, o equipamento foi danificado na data anterior. O envolvido de 28 anos foi preso. E tudo filmado pelo próprio equipamento, e também por câmeras de moradores vizinhos. O crime tem pena de multa, a três anos de reclusão.

Crédito: Prefeitura de Itabira

As imagens mostram o homem se aproximando do equipamento com o rosto escondido em uma camisa. Ele escora uma escada no poste, sobe e danifica a câmera, que fica pendurada. Apesar de tentar se esconder, a gravação mostra nitidamente o seu rosto. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central de Operações do 26º Batalhão da Polícia Militar (26ºBPM).

Crédito: Prefeitura de Itabira

De imediato, uma equipe que estava naquela região foi acionada e os militares chegaram ao local, em apenas três minutos. O homem foi preso em flagrante por dano ao patrimônio público, lavrado o Registro de Evento de Defesa Social (Reds), e posteriormente encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. O equipamento foi substituído, e funciona normalmente.

Reparo do equipamento. Crédito: Prefeitura de Itabira

O “Itabira Segura e Conectada” é a maior ação de segurança pública já executada em Itabira. São 101 câmeras já estão em funcionamento por toda cidade, sem contar os equipamentos que estão instalados em unidades e espaços públicos. As imagens são transferidas em tempo real para a central coordenada pelo município e para a sede do 26ºBPM no bairro Fênix.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.