Unifei: Núcleo de Educação Inclusiva participa de evento sobre acessibilidade de espaços
O Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi/Andifes) promoveu seu primeiro seminário nos dias 23 e 24 de outubro, na Universidade de Brasília (UnB). Em 25 de outubro, ocorreu a posse da primeira coordenação do colegiado, na sede da Andifes. O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), representado pela servidora Luciana da Silva Caretti, marcou presença nas atividades, reforçando a importância do Conacessi como um marco histórico para as Universidades Federais e a Andifes.
O colegiado passa a atuar como um fórum de especialistas dedicado à formulação de políticas públicas nacionais voltadas à acessibilidade e inclusão no ensino superior, sendo formado por gestores de núcleos de acessibilidade e criado a partir da demanda desses próprios núcleos. O Conacessi visa promover a troca de experiências, identificar necessidades e estabelecer diretrizes, planos de ação e metas que fortaleçam o trabalho em rede para garantir a implementação eficaz das políticas de inclusão no ensino superior.
O colegiado também terá a função de assessorar a Andifes na elaboração de diretrizes e metas e no mapeamento das necessidades de acessibilidade para estudantes, e demais servidores das Universidades Federais. Além de sua função consultiva, o Conacessi se consolida como um espaço de troca e fortalecimento de uma rede que dialoga de forma contínua com o poder público para construir uma educação superior mais inclusiva e acessível para todos. Integrar junto à Andifes é fundamental para desenvolver políticas de forma colaborativa e transversal.
Reportagem: Euclides Éder