641 nascentes foram cercadas. Foto: Divulgação/CBH Doce

No Dia do Rio, celebrado no domingo (24), os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce teve a comemorar. Através da iniciativa “Rio Vivo” mais de 640 nascentes foram cercadas no território da Bacia do Rio Piracicaba.  Além disso, obras e projetos de saneamento básico e abastecimento de água também avançaram no território. O resultado representa o esforço coletivo do comitê com a conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos.

A Iniciativa Rio Vivo é realizada com recursos da cobrança pelo uso da água, instrumento econômico de gestão das águas que tem o objetivo de incentivar o uso racional e gerar receita para investimentos na recuperação e preservação dos recursos hídricos. Com base em diagnósticos dos imóveis rurais, a Iniciativa Rio Vivo tem como objetivo aumentar a disponibilidade de água dos rios por meio do cercamento de nascentes.

Também foram destinados recursos para o desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário em propriedades rurais e de controle de geração de sedimentos. Até o momento, 641 nascentes já foram cercadas na bacia. Além do cercamento de nascentes, o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Piracicaba também investe em obras e projetos voltados para Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) e Sistemas de Abastecimento de Água (SAA).

Desde 2021, mais de R$35 milhões já foram aportados pelo comitê para execução das obras. O investimento é considerado como um dos maiores já disponibilizados na bacia. De acordo com o presidente do CBH Piracicaba, Jorge Martins a união de esforços em prol da conservação dos recursos hídricos permite avançar em soluções duradouras para a preservação dos rios em toda a bacia. Mais de R$ 19 milhões já destinados nas ações.

“No Dia do Rio celebramos as conquistas através de recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Nosso objetivo é garantir a sustentabilidade dos nossos rios para as futuras gerações”, afirmou. Os municípios de Mariana, Alvinópolis, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Marliéria, Bom Jesus do Amparo, Antônio Dias, Bela Vista de Minas e Jaguaraçu já foram contemplados pela iniciativa.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.