Palestra do ambientalista. Fonte: Acervo Pessoal

O biólogo e educador ambiental Samuel Iginio estará até março de 2025, com a palestra “Itabira não tem nada? Redescobrindo a cidade: o valor das nossas riquezas ambientais”. O tema é provocação sobre um questionamento comum na Terra de Drummond: o que se tem pra fazer na cidade? A ideia é fazer o morador saber das atrações da cidade e ter essa resposta na ponta da língua. O evento também convida o público a refletir sobre uma nova perspectiva do município associado à poesia (Drummond) e mineração (Vale), mas que realiza uma série de eventos, além dos atrativos naturais ou ligados a cultura punjente.

Samuel Iginio. Fonte: Acervo Pessoal

A apresentação começa com resgate abordando a história de Itabira, destacando desde o período em que o ouro era o principal recurso explorado, assim como curiosidades, trazendo à tona aspectos pouco conhecidos, até mesmo por quem vive na região. Ponto central da palestra é a valorização dos espaços naturais, apresentando o Parque Natural Municipal do Alto Rio Tanque, o Parque Estadual Mata do Limoeiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e o Parque Natural Municipal Ribeirão São José, visitados pelo ambientalista durante a preparação do material.

Fonte: Acervo Pessoal

Samuel Iginio homenageia personagens marcantes com histórias intrinsecamente ligadas à cidade, entre elas: Wilian Marcos, Rosimary Alves de Souza “Dona Rosinha”, Tomás Aquino, Roneijober Andrade, e Maria Gregoria “Dona Tita”. Buscando proporcionar conhecimento sobre Itabira, para um público ainda mais amplo. A palestra já passou por diversas escolas de ensino médio de forma gratuita, e segue articulando novas parcerias, inclusive com a iniciativa privada, mediante investimentos. Interessados devem realizar orçamento com a empresa Vocalizar Educação Ambiental.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.