Senac oferece equipamento para inclusão de deficientes visuais: o óculos inteligente
Pioneira em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio investiu em tecnologia de ponta para a promoção da diversidade, equidade e inclusão, com a aquisição de 45 óculos OrCam MyEye 2.0 para pessoas estudantes e colaboradoras com deficiência visual, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Todas as unidades educacionais no Estado, além da sede administrativa na capital, receberão o equipamento. O investimento para a compra foi de cerca de R$ 700 mil.
O OrCam MyEye 2.0 é um dispositivo de tecnologia assistiva vestível, que pesa apenas 22,5 gramas, com câmera com resolução de 13 megapixel. Funciona sem fio e não requer conexão com a internet. Com recursos de Inteligência Artificial (IA), o aparelho é uma revolução no auxílio à inclusão, impacta positivamente o processo laboral e de ensino-aprendizagem e permite que pessoas com deficiência visual acessem informações de maneira mais independente e eficaz, além de ser intuitivo.
“Permite ler livros, documentos e telas de computador em voz alta, facilitando o acesso à informação, e identificar rostos de pessoas conhecidas e de produtos, cédulas de dinheiro e cores, tornando as atividades do dia a dia mais práticas”, explica o analista de Diversidade, Equidade e Inclusão do Senac, Bruno da Silva Paulo. O OrCam MyEye 2.0 auxilia também na orientação espacial, indicando a localização exata de objetos e pessoas. O Sistema Fecomércio MG possui recursos de IA.
“Reduzir as barreiras que impedem a participação plena de pessoas com deficiência visual nas atividades educacionais e profissionais, proporcionando mais autonomia e independência para que pessoas estudantes e colaboradoras possam realizar suas tarefas com mais facilidade. Isso gera mais oportunidades, melhora a qualidade de vida em diversos contextos e ambientes e é fundamental para termos uma sociedade mais justa e inclusiva,” comemora o presidente Nadim Donato.
Os instrumentos permite leitura de livros, identificação de rostos e cores. “Eles leem os textos em voz alta e têm outros recursos que facilitam muito o aprendizado. Acredito que o instrumento vai me ajudar a melhorar meu desempenho nas aulas, me deixando mais perto do meu grande sonho: trabalhar como massagista”, afirma a aluna Adriana Martins Rosa, de 42 anos. Ela perdeu a visão, ainda bebê em função de uma doença grave. Casada, e orgulhosa de ser totalmente independente.
O Senac ampliou investimentos em várias frentes, reforçando o compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. O conteúdo são em materiais didáticos e mobiliário com adaptações para atender às pessoas com deficiência. Além do OrCam MyEye 2.0, a instituição já possui outros recursos de tecnologia assistiva: teclado ampliado com contraste, lupas eletrônicas e analógicas, teclado em braille, software leitor de tela, reglete e máquina braille parckings, e material impresso com tela ampliadora.
Reportagem: Euclides Éder