Crédito: Arquivo Pessoal

O itabirano José “Gerônimo” Coimbra Júnior foi eleito no dia 30 de novembro, diretor técnico de parapente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), para atuar em todo o Brasil. Ele compôs a chapa Voa Brasil – Juntos Pelo Voo Livre, para o mandato de três anos: 2025-2027. Os demais membros são: Hilton Benke (presidente), Inahiá Castro (vice), Rafael Wojcik (diretor- financeiro), Marcelo “Pélioˮ Ferreira e Glauco Pinto (diretores-competições asa), Luciano Horn (diretor-competições parapente), Jessé Di Giacomo (diretor-tecnologia), e Micheli Sossai (diretor-hike and fly) ‘modalidade que combina caminhada e parapente’.

Crédito: Arquivo Pessoal

O itabirano também é presidente da Associação Itabirana de Parapente (AIPA), e passa a conciliar os dois cargos, com o propósito de melhorar as condições do voo livre, e difundir o turismo de aventura, inclusive em Itabira. Praticante do esporte de aventura, na modalidade parapente desde 2012, Gerônimo é piloto-competidor, além de ser habilitado para voo duplo (com passageiros), e instrutor na escola itabirana de voo livre “Nação das Asas”. Como competidor, vem ganhando cada vez mais notoriedade, inclusive internacional. Em 2024, o piloto disputou etapas do campeonato Mineiro, Brasileiro, e Pan-americano de parapente.

Crédito: Arquivo Pessoal

O presidente AIPA, busca ainda junto aos órgãos públicos, soluções para tornar a Serra dos Doze onde está a rampa de voo livre de Itabira, espaço atrativamente para os turistas, considerando que o visual é excepcional, com vista previlegiada para a natureza. Numa visão 360° graus da cidade, privilégio para quem visita este lugar estratégico, seja competidores ou visitantes. “Para o ano 2025 iremos realizar um evento teste de competições, o chamado ‘Open Serra dos Doze’, que nos possibilitará trazer em 2026, uma das etapas do Campeonato Mineiro de parapente,” antecipa Gerônimo.

Crédito: Arquivo Pessoal

Como diretor de parapente da CBVL, defende a profissionalização, aproximação de federações estaduais, assim como, nas associações de clubes, e pilotos, para que, juntos possam fazer a entidade forte. “Aproveito para agradecer ao grupo Gomes (Vinicius) e ao laboratório Duarte (Aulisia), empresas itabiranas que acreditaram no piloto e no propósito. Neste ano de 2024, apoiaram para que pudesse participar dos campeonatos,” conclui o piloto. Interessados em saber mais do voo livre ou fazer viagem panorâmica, acesse o Instagram de Gerônimo (clicando aqui) ou fazer contato pelo 31-98248-3083 (WhatsApp).

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.