Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Foto: Divulgação Crea-MG

Para proporcionar segurança aos foliões e prevenir acidentes durante o Carnaval, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realiza uma ampla fiscalização em todas as regiões do Estado nesta semana. Na ação, os fiscais vão exigir que profissionais e empresas devidamente habilitados sejam os responsáveis pela estrutura de palcos, arquibancadas, camarotes, sistemas elétricos e trios elétricos.

O trabalho acontecerá em Itabira, e a jurisdição inclui Carmésia, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itambé, Morro do Pilar, Passabém, Sabinópolis, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, Santo Antônio do Rio Preto e Senhora do Porto, somando perto de 580 mil habitantes, em 15 cidades. Em Belo Horizonte, a expectativa é receber 6,6 milhões de foliões em 2025.

A fiscalização será intensificada nos principais pontos de concentração do Carnaval. Além da capital, cidades do interior também serão alvo da ação, que contará com cerca de 80 fiscais percorrendo os espaços destinados às comemorações. A fiscalização foi ampliada para todos os municípios do Estado em duas etapas. A primeira consistiu no envio de ofício a todas as Prefeituras, solicitando informações sobre contratações técnicas.

Na segunda fase, fiscais do Crea-MG farão inspeções presenciais em cerca de 160 cidades, selecionadas em função do porte dos eventos, para verificar se há responsáveis técnicos nas seguintes atividades:

  • Instalação de sistemas de iluminação, geração de energia e equipamentos de som;
  • Projetos de prevenção e combate a incêndios;
  • Montagem de palcos, arquibancadas e camarotes; e
  • Segurança em trios elétricos – incluindo inspeção veicular e laudos técnicos.

“A presença de um responsável técnico na montagem das estruturas, por exemplo, é fundamental para garantir que os projetos sejam executados de maneira correta e segura. O Crea-MG atua diretamente na fiscalização para evitar que atividades técnicas sejam realizadas por pessoas sem a devida habilitação, assegurando que todos possam aproveitar a festa com tranquilidade”, destaca o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio.

Em 2024, a fiscalização do Crea-MG, no período de carnaval, foi realizada em 127 cidades mineiras, com a atuação de 48 fiscais. “Para este ano, além de mantermos a continuidade dessa ação, ampliamos a fiscalização para todo o Estado. Essa iniciativa reforça o compromisso do Conselho em proteger a sociedade contra práticas ilegais e garantir que a engenharia seja aplicada corretamente”, ressalta o presidente.

O Crea-MG disponibiliza a cartilha “Segurança em Eventos Temporários – Orientações Sobre a Responsabilidade Técnica”. O material reúne normas técnicas, diretrizes e informações essenciais para uma montagem segura de estruturas em festas e eventos temporários. A cartilha pode ser acessada gratuitamente clicando aqui. “A segurança dos foliões também depende da engenharia,” finaliza Marcos Gervásio.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.