Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Dinossauros do Rock. Foto: Aguinaldo Ferreira

Itabira foi palco de uma festa inesquecível entre os dias 20 e 23 de fevereiro, com o pré-Carnaval Haja Amor, realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A programação tomou conta da Praça dos Expedicionários, próxima à Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA), celebração de música, cultura e alegria, confirmando balanço positivo do pré-Carnaval “Haja Amor”.

Calangudum. Foto: Aguinaldo Ferreira

Durante os quatro dias do evento, o público teve a oportunidade de se divertir com uma programação diversificada, que incluiu shows musicais de diversos estilos, proporcionando uma experiência vibrante e cheia de energia. A animação foi ainda maior com o desfile de 10 blocos de rua, que passaram pelo centro da cidade, contagiando moradores e visitantes com a tradicional folia carnavalesca, se destacando no cenário regional.

Pedrinha que Brilha. Foto: Aguinaldo Ferreira

A celebração começou dia 20, com a entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Marco Antônio Lage e pela superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria, ao Rei Momo, Leonardo Nunes, e à Rainha Ariane Barbosa. Na data, houve um cortejo da Banda Euterpe Itabirana, em comemoração aos 160 anos da instituição, seguido pelos blocos: “E Agora, Mofi?” e “Sambalaio”, que desfilaram com trios elétricos adaptados.

Bloco Altamente. Foto: Carol Veloso

A celebração seguiu no “Espaço Haja Amor” com shows em homenagem ao sambista Zeca Pagodinho. Na sexta-feira (21), os blocos “Filhos de Nandy” e “Do Cemitério”, se uniram em um cortejo encantador, contagiando as ruas com muito alto astral e energia. Mesmo com a chuva em determinados momentos da folia, os frequentadores não se deixaram abalar e seguiram o cortejo com alegria, no Espaço Haja Amor.

Vanessa de Faria (C). Foto: Vanessa de Faria

O encerramento do segundo dia ficou por conta do bloco “Beiço do Wando”, de Belo Horizonte. No terceiro dia de festa, a Troça da Madalena celebrou seus 10 anos de história, arrastando uma verdadeira onda roxa e amarela pelas ruas de Itabira, com muita alegria, tradição e folia. A noite foi encerrada com o Bloco “da Calixto”, da capital, que trouxe diversão, energia contagiante e um passeio pelos seus próprios 10 anos de história.

Juventude Bronzeada. Foto: Carol Veloso

No quarto e último dia, a folia começou cedo com o “Bloco Sambalaio Kids” e “Pedrinha que Brilha”, com a criançada. Foi a primeira vez que o pré-Carnaval de Itabira contou com programação infantil. O “Bloco Dinossauros do Rock” sacudiu o público com a mistura de rock’n’roll e Carnaval. A energia continuou com o “Bloco Altamente”. Para fechar, o “Calangodum”, bateria dos estudantes da Unifei, levou pura animação e ritmo.

Foto: Aguinaldo Ferreira

Para finalizar, o “Bloco Juventude Bronzeada”, de Belo Horizonte, espalhou ainda mais o amor na folia. “É com enorme alegria que vivenciamos mais um pré-Carnaval, evento que reflete a nossa cultura, o nosso carinho pela cultura. Uma festa que tem a cara da nossa cidade, que se enche de cor, energia e muito amor. Cada bloco, cada desfile, cada show foi uma celebração da nossa tradição e da nossa união”, pontuou Marco Lage.

Bloco: E Agora Mofi. Foto: Carol Veloso

“É um privilégio poder ver nossa cidade tão vibrante. Este evento seguiu a proposta de uma festa para todos, com programação diversificada, sempre com a segurança de nossos foliões em mente. Conseguimos criar uma celebração que refletiu a alegria, a tradição e a inclusão, garantindo que todos pudessem participar de forma tranquila e divertida”, afirmou Vanessa de Faria, superintendente da FCCDA.

Foto: Aguinaldo Ferreira

“Quero agradecer a todos os envolvidos, desde os artistas até os foliões, por fazer desta festa um sucesso tão marcante. Itabira é feita de gente alegre, acolhedora, e o pré-carnaval é o reflexo disso,” finalizou o prefeito de Itabira. “Estou emocionada em ver o quanto nossa cidade se engajou, e que possamos continuar a promover momentos como esse, que celebram nossa cultura e o nosso povo,” finaliza Vanessa de Faria.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.