Edital Descentraliza leva Carnaval “Haja Amor” para Ribeirão São José e Candidópolis
Candidópolis. Foto: Aline Ferreira
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) manteve a ideia do Carnaval passado, de levar entretenimento, diversão e a comemoração da festa mais popular do Brasil, para todos os quatro cantos de Itabira. Em 2025, o Edital Descentraliza previu a comemoração do Carnaval nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo (Serra dos Alves), assim como, para os moradores e visitantes da região do Ribeirão São José de Baixo, seis quilômetros após as instalações da Usina Hidroelétrica onde hoje é o Parque Natural Municipal, aberto para visitação pública; e Candidópolis.
Ribeirão São José de Baixo. Foto: Aline Ferreira
A festa teve como ênfase a atividade lúdica para as crianças, além de forró e marchinhas de Carnaval para os adultos. Os eventos contaram com a organização da Natividade Produções, com suporte da equipe de apoio na segurança, assim como o apoio da Polícia Militar, Transita e Brigadistas/Bombeiros Civis. Nas duas datas, sábado (1º) e domingo (2), o clima foi de paz, protagonizando momentos de descontração e lazer, sobretudo para a criançada, com atividades de interação social, com mentoria, com brincadeiras tradicionais, pintura facial e música no encerramento.
Candidópolis. Foto: Aline Ferreira
Atuaram: Tia Jujuba, Karen (oficineira de dança), Ana Santiago e banda. Em Ribeirão São José de Baixo, na vila dos moradores, o evento foi batizado como “Ribeirão Folia”; já em Candidópolis, na praça da Igreja Católica, como “Carnaval Abre Alas”. Nas duas ocasiões houve disseminação de conhecimento das medidas de segurança e autoproteção, como a ferramenta “Chame a Frida”, chatbot (31-99398-6100 24h/dia) desenvolvido pela Polícia Civil para informar a população sobre a preservação de direitos, principalmente das mulheres, para o período de Carnaval.
Ribeirão São José de Baixo. Foto: Aline Ferreira
Foram feitas orientações de segurança e para descarte correto dos inservíveis nas lixeiras instaladas na área coberta, reservadas para as atividades do Carnaval “Haja Amor”. O “Não é Não”, incentivou o respeito dos homens, para com as mulheres. Além de orientar sobre atitudes de respeito e empatia de todos os foliões. O “Carnaval Abre Alas” contou com produção executiva da Escola de Dança “Na Atividade”, e apoio de: VRC MAQ Soluções em Mineração, NPJ Contabilidade, Itacalhas, Mario Estética Automotiva, Letraria Design e Publicidade, além de Natividade Produções e Eventos.
Reportagem: Euclides Éder