Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

O Carnaval “Haja Amor” realizado entre os dias 28 de fevereiro e quatro de março, se destacou pela descentralização das festividades, levando a magia a diferentes cenários, com 12 pontos de celebração, incluindo as comunidades de Ipoema e Serra dos Alves (Senhora do Carmo). Promovido pela Prefeitura Municipal de Itabira, através da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), o evento foi inspirado na icônica música de Luiz Caldas, cantor e compositor que popularizou o gênero Axé Music.

Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

Desde 2023, o Carnaval de Itabira aposta na valorização da cultura local e na promoção de evento democrático e acessível, com destaque para as parcerias com Associações Comunitárias, que desempenharam papel fundamental na organização e na execução da programação. O “Circuito Carnaval de Rua” se destacou com atividades diárias nas praças dos bairros Pará e Campestre. Em outros pontos da cidade, foram realizadas ao longo dos dias, com uma programação diversificada.

Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

“O Carnaval ‘Haja Amor’ foi mais do que uma festa. Foi um espaço de valorização das culturas locais, um momento de encontro e confraternização para todos os itabiranos, e uma expressão do compromisso da cidade com a promoção da cultura, acessibilidade e bem-estar de seus cidadãos. Com um saldo positivo, a edição deste ano de Itabira se firma como um exemplo de como o carnaval pode ser um instrumento de transformação social e cultural”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria.

Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

Com o apoio das forças de segurança locais, o evento transcorreu com tranquilidade. A colaboração entre as equipes garantiu que as festividades acontecessem sem ocorrências. O Carnaval também gerou um impacto significativo na economia. O número de turistas aumentou consideravelmente, e especialmente em Serra dos Alves, no desfile do bloco Filhos de Nandy, que homenageou o cantor, compositor e produtor Fernando Antônio Xavier de Souza “Nandy Xavier”, falecido há um ano.

Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI

O evento também gerou renda e empregos temporários para microempreendedores, nas praças de alimentação, principalmente nos dois bairros que receberam eventos fixos. Barraqueiros, ambulantes e food trucks movimentaram setores como hospedagem, supermercados e transporte. “O Carnaval de Itabira, além de ser uma grande festa, reafirma a importância da economia criativa como fator de desenvolvimento local”, ratificou a superintendente da FCCDA.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.