Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Fonte: Reprodução/Sistema Faemg-Senar/ Sindicato Rural de Itabira

Na próxima quarta-feira (19), Itabira recebe a 1º Encontro das Mulheres Rurais. O evento que pretende receber pelo menos 80 convidadas será na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), com inscrições gratuitas pelos telefones: 31-99339-0861 (Janete Ferreira) ou 31-3831-1380 (Sindicato Rural). A programação terá mesa redonda, cofee-break e sorteio de brindes para as participantes, apresentação de cases de sucesso, além de palestras com foco no empoderamento feminino no agronegócio.

“Esse 1º Encontro das Mulheres Rurais de Itabira é a oportunidade de colocá-las em evidência, mostrar que também são boas no agro, no desenvolvimento, verdadeiras heroínas e que sirvam de exemplo para outras mulheres”, disse Evando Lage Avelar, presidente do Sindicato Rural de Itabira. O evento começa com a palestra às 14h, sobre a importância da mulher agro, com Silvana Novais (Sistema Faemg/Senar). Meia hora depois, a primeira-dama Raquell Guimarães vai destacar o empoderamento feminino nas mais diversas áreas.

Fonte: Reprodução/Sistema Faemg-Senar/ Sindicato Rural de Itabira

Depois do intervalo, a palestra mulheres que inspiram e liderança transformadora, educação positiva para o futuro, com Cristiane Trigueiro (Sistema Faemg/Senar). Em seguida, roda de conversa com cases de sucesso de mulheres agro. O encerramento e sorteio de brindes para as participantes têm início previsto para 17h. O evento será acompanhado por Ricardo Costa, gerente regional do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“As mulheres sempre tiveram a participação dentro dos negócios. O trabalho delas está mais evidenciado em todas as cadeias do agronegócio. Isso é de fundamental importância, para podermos envolver e capacitar ainda mais, para a proliferação dos negócios e maior rentabilidade. E sem dúvida, trabalhar essa peça fundamental, na sucessão familiar, que tenha maior longevidade de negócios e maior compromisso na produção de alimentos, com qualidade, responsabilidade e a segurança alimentar”, disse Ricardo Costa.

Fonte: Reprodução/Sistema Faemg-Senar/ Sindicato Rural de Itabira

“O objetivo é envolver a participação feminina no agronegócio e nas tomadas decisões no Sindicato dos Produtores Rurais. Essa participação é fundamental, haja vista que os problemas que temos na atualidade em sucessão familiar. Quanto mais pessoas envolvermos, sejam jovens ou mulheres, maior será a longevidade e a produção de alimentos em maior escala e com qualidade. Uma questão de envolver, participar e capacitar, para juntos fazer o grande trabalho, com desenvolver essa atividade tão lucrativa e rentável”, acrescenta.

Para ele, as mulheres agro se destacam, principalmente, na produção de leite, gado de corte e cafeicultura. “A expectativa que nós temos é a melhor possível. Envolver no maior número de mulheres do agro na região é a chance que teremos para poder falar do Sistema Faemg/Senar, as nossas ações, oportunidade que elas têm de estar perto, seja na participação em cursos ou com as mulheres contando os casos de sucesso, para inspirar outras. O exemplo é ferramenta muito forte, capaz de transformar vidas”, finaliza Ricardo Costa.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.