Seminário “Funcesi Azul” promove difusão de conhecimento sobre o TEA
Amanda Teixeira. Foto: Emerson Rocha
A vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é cercada de preconceitos e barreiras. O “1º Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher”, agendado para três de abril, no campus da instituição, promoverá oficinas que abordam inúmeras situações recorrentes à comunidade em sua luta por um mundo mais inclusivo. Um dos nomes à frente do evento, Amanda Teixeira, comandará uma oficina sobre o acesso do público TEA a direitos básicos para todos os indivíduos. “O acesso dos autistas a direitos como educação e saúde tem avançado nos últimos anos, mas segue enfrentando muitos desafios. A legislação brasileira garante o acesso à educação inclusiva e aos serviços de saúde necessários, mas a implementação eficaz dessas normas varia”, explica.
Elisangela Brandão. Foto: Ana Luiza Benevides
Já a fonoaudióloga Elisangela Brandão refletirá sobre outra situação comum ao tema: a dificuldade de comunicação. “Nessa oficina abordaremos os principais preditores para o desenvolvimento da linguagem oral e quais são as principais áreas da linguagem e comunicação afetadas em crianças dentro do Espectro Autista”, argumenta a profissional. “Psicomotricidade é corpo em movimento, conexão consigo mesmo e com o outro e sobre a importância de se permitir experimentar. Nesta oficina, pretendo levar um pouco de conhecimento sobre essa ciência tão potente e tão pouco conhecida como ela realmente é. Possibilitar às pessoas um momento em que elas possam vivenciar e despertar o olhar para novas possibilidades”, detalha a palestrante Alexsandra Teixeira.
Alexsandra Teixeira. Foto: Arquivo pessoal
A música também terá seu espaço. Samuel Alexandre promete levar a musicoterapia aos participantes do seminário por meio de uma oficina muito criativa. “O público pode esperar uma oficina com muitas dinâmicas e explicações acerca da musicoterapia, com experimentações práticas do poder dessa arte como terapia e reabilitação das pessoas. Teremos práticas instrumentais, dinâmicas individuais e em grupo, além de experimentações auditivas únicas”, destaca. O evento é organizado pelo Instituto Social Actus, realizado pela instituição acadêmica e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel), com apoio da Associação das Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA), Prefeitura de Itabira e Câmara Municipal. Clique aqui e participe.
Reportagem: Euclides Éder