Qualificação no campo: Senar completa 32 anos impulsionando o agro
Crédito: Faemg/Senar
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (Senar-MG) celebra 32 anos de atuação, consolidando-se como um dos principais agentes de transformação para o setor agropecuário do Estado. Desde sua fundação, em abril de 1993, a instituição tem promovido capacitação, assistência técnica e incentivado a produção sustentável, impactando diretamente milhares de produtores e trabalhadores rurais. Ao longo dessas mais de três décadas, o Senar-MG promove mudanças significativas no campo, proporcionando acesso a conhecimento, tecnologia e oportunidades que impulsionam a competitividade.
Os números evidenciam esse impacto: mais de 2,2 milhões de participantes em cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural, 777 mil pessoas atendidas em ações de Promoção Social e mais de 38.660 propriedades beneficiadas pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) desde 2016. Além disso, foram mais de 699 mil visitas técnicas e 245.279 eventos voltados à qualificação no meio rural. Na região central do Estado, o escritório regional do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg/Senar) em Sete Lagoas é responsável pelas ações.
Os números refletem a magnitude do trabalho realizado: mais de 23 mil cursos foram ministrados desde sua inauguração em 2009, atendendo 35 entidades cooperadas e capacitando mais de 336 mil participantes, com impactos diretos e indiretos em 102 municípios. Atualmente, 36 grupos do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) recebem acompanhamento especializado de 39 técnicos de campo e seis supervisores, abrangendo uma ampla gama de cadeias produtivas, como leite, corte, piscicultura, apicultura, cafeicultura, fruticultura, agroindústria, grãos e olericultura.
Além disso, 46 Agentes de Desenvolvimento Rural (ADRs) atuam na região, fortalecendo a conexão e a transformação no campo. O Senar-MG também conta com parceiros estratégicos, como o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico. Juntos, eles têm levado atendimentos médicos essenciais às comunidades rurais. Pelo programa “Saúde Itinerante” mais de 4500 pessoas atendidas em 217 comunidades. Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa. A iniciativa pretende alcançar 30 municípios e realizar mais de 12600 exames preventivos para câncer de mama, pele, colo do útero e próstata.
A inovação e o ensino digital também fazem parte da estratégia da instituição, que investe constantemente em plataformas como o EAD e Senar Play, ampliando o acesso ao conhecimento. “Com um legado de transformação e inovação, o Senar-MG segue comprometido com a qualificação profissional e o desenvolvimento sustentável do campo. Que venham os próximos anos de conquistas para o agro mineiro, com ações concretas que geram emprego, renda, promovem a inovação e beneficiam toda a sociedade”, destaca Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg/Senar, e do Conselho Administrativo do Senar-MG.
Reportagem: Euclides Éder