Iniciativa privada abraça causa autista, celebra Funcesi
Natal Luiz e Walisson Gontijo. Foto: Thiago Sales/Comunicação Funcesi
Na quinta-feira (3), o “1º Seminário Funcesi Azul – Autismo: Entender Para Acolher” mobilizou atores do setor público e sociedade civil. Outro ponto fundamental foi o franco apoio da iniciativa privada, abraçando a causa. Dez instituições participaram das atividades de inclusão e promoção do conhecimento. “Acreditamos ainda que o espírito cooperativista é um forte aliado da conscientização da sociedade com relação ao tema”, disse o diretor de negócios do Sicoob Credivale, Walisson Gontijo.
“Somos uma instituição genuinamente itabirana e já estamos aqui há 57 anos. E qual é a filosofia do sistema cooperativista? O olhar para a comunidade na qual estamos inseridos. Então, esse seminário vem certamente de encontro aos nossos princípios e valores, como forma de desenvolver à sociedade tudo aquilo que conseguimos de retorno nas nossas ações. Acreditamos fortemente que as políticas públicas devem ser apoiadas pela iniciativa privada”, afirma Natal Luiz, diretor financeiro do Sicoob Credivale.
Ana Paula Duarte. Foto: Thiago Sales/Comunicação Funcesi
“É uma satisfação muito grande participar deste seminário hoje. É o primeiro seminário, mas com certeza deixará um legado para Itabira. Um tema muito importante, cercado por tabus e preconceitos, que precisa ser discutido para podermos compreendê-lo. O HNSD apoia essa causa, e poder contribuir é uma grande satisfação, pois só com acolhimento e inclusão construiremos uma sociedade melhor,” celebrou a diretora do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Ana Paula Duarte.
“Trabalhamos fortemente em temas como respeito à saúde mental, acolhimento e inclusão. É superimportante que estejamos juntos em causas como essa, que visa trazer letramento e investimento para disseminação de práticas que, em todos os aspectos, trazendo o conhecimento e viabilizando caminhos de solução para alcançar todas as pessoas que precisam ser respeitadas, compreendidas e incluídas. Essa é a nossa missão, e não abrimos mão”, aponta André Viana, presidente do Sindicato Metabase.
Cleidileny Chaves. Foto: Thiago Sales/Comunicação Funcesi
“O diagnóstico do autismo é difícil de realizar e, às vezes, até assustador. Ainda mais difícil é trabalhar com isso, estando diante de pais e mães se assustando com as adversidades antes mesmo do diagnóstico. Gostaria de colocar o Ciscel como parceiro tanto da sociedade quanto dos 12 municípios associados. Estamos buscando aprimorar a saúde pública, qualificando profissionais para dar apoio diante da situação”, disse a prefeita de Itambé, Cleidileny Chaves, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel).
Reportagem: Euclides Éder