HNSD: responsável pela DEAM ministra palestra sobre assédio moral e sexual
Foto: Arquivo
O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizou na quinta-feira (24), palestra com o policial civil João Martins Teixeira, responsável pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), sobre ambiente seguro, assédio moral e sexual, além do empoderamento feminino. No evento, voltado para colaboradoras da instituição, foi marcado por reflexões e trocas das experiências, com foco na prevenção e no combate a crimes sexuais em diferentes contextos: trabalho, ambiente doméstico ou espaços públicos.
Fonte: Ascom/HNSD
Durante sua apresentação, o delegado destacou que o assédio sexual é um crime previsto no Código Penal Brasileiro (CPB) e pode ocorrer sempre que alguém, em posição de superioridade ou não, constrange outra pessoa com conotação sexual, causando desconforto, medo ou intimidação. A denúncia, segundo ele, é uma das ferramentas mais poderosas para quebrar o ciclo do silêncio e combater essas práticas. “Este combate tem que ser de todos, é algo de responsabilidade social a questão do assédio”, afirmou.
Delegado João Martins Teixeira. Fonte: Ascom/HNSD
“No Hospital Nossa Senhora das Dores, o compromisso com a segurança e o respeito mútuo se reflete em ações concretas. A instituição dispõe de um canal de denúncias confidencial, gerido por um Comitê de Ética responsável pela apuração e tratamento de casos relacionados ao assédio moral e sexual. A ferramenta atua com imparcialidade e sigilo, assegurando que todos os relatos sejam tratados com seriedade e responsabilidade,” aponta a instituição de saúde em informativo para a imprensa.
Alexandre Coelho. Foto: Arquivo. Fonte: Ascom/HNSD
“Queremos que cada colaboradora e colaborador se sintam respeitados e protegidos. A segurança emocional e física é base para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Contamos com o nosso canal de denúncias e com um comitê ativo justamente para garantir que qualquer violação seja investigada e solucionada”, acrescenta o CEO do HNSD, Alexandre Coelho. O HNSD afirma que com a união de esforços, será possível combater o assédio e construir a cultura de respeito, acolhimento e empoderamento.
Reportagem: Euclides Éder