Pesquisa aponta que vendas da Páscoa foram positivas para 76% dos comerciantes
Fonte: Fecomércio MG
A pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, mostra que 76% dos estabelecimentos do Estado tiveram resultados iguais ou melhores, neste ano, em comparação com a Páscoa do ano passado. Para 70% dos empresários, as vendas atenderam às expectativas. Conforme 38% dos entrevistados, as vendas deste ano foram iguais às do ano passado e de acordo com 38%, foram melhores, totalizando 76%. Para 24% dos estabelecimentos, as vendas foram piores.
Entre os que registraram aumento nas vendas, não houve variação percentual que se destacasse. Houve concentração significativa de empresários com crescimento entre 10% e 40%. Entre as empresas que registraram queda, a redução média ficou entre 10% e 38%. Foram consultadas 157 empresas varejistas, entre os dias 22 e 24 de abril, as mesmas que participaram da pesquisa Expectativa de Vendas Páscoa, também da Fecomércio MG. Foram pesquisados: minimercados, mercearias e armazéns, hipermercados/supermercados, açougues e peixarias, padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes, bebidas e hortifrutigranjeiros.
“O comércio soube aproveitar a festividade da Páscoa para promover seus produtos por meio de diversas ações para obter melhores vendas. Com isso, 76% das empresas apresentaram resultados iguais ou melhores do que em 2024. Mesmo os empresários que enfrentaram queda, apresentaram impactos moderados. Demonstrando a importância da diversificação de produtos e de ações para maximizar as oportunidades de fidelizar clientes e aumentar as vendas em datas comemorativas”, esclarece a economista Fernanda Gonçalves.
Reportagem: Euclides Éder