Unidade da FSFX completa 60 anos, salvando vidas
Foto de 1965, inauguração do HMC. Crédito: FSFX
O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), completou 60 anos de história, neste dia 1º de maio. Reconhecido como um dos mais importantes de Minas Gerais, o HMC celebra dedicação à vida, marcada por excelência no atendimento, avanços tecnológicos e um olhar sempre atento à humanização do cuidado com o paciente. A instituição de saúde contempla 70% de seus atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), impactando a vida de milhares de pacientes em Minas Gerais com um atendimento humanizado e de excelência. Em 2024, o HMC se destacou como o 7º hospital em número de internações e o 3º em número de partos, via SUS, no Estado.
Prédio antigo do HMC. Crédito: FSFX
O HMC possui 558 leitos e três unidades, sendo uma unidade exclusiva para o tratamento oncológico. Atende a uma população de mais de 1,6 milhão de habitantes de 87 municípios, conta com cerca de 500 médicos em 58 especialidades, com prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino e pesquisa, terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, urgência e emergência, terapia renal substitutiva, alta complexidade cardiovascular, oncologia adulto e infantil. No último ano, foram cerca de 5.200 partos realizados, 36 mil internações, 18 mil cirurgias e 44 mil sessões de hemodiálise. Na unidade de oncologia, foram mais de 18 mil sessões de radioterapia e cerca de 33 mil sessões de quimioterapia.
Eduardo Blanski . Crédito: FSFX
Com trajetória de sucesso, a unidade da FSFX mantém modelo de excelência em gestão com foco na qualidade e segurança do paciente, sendo pioneira no país a ser acreditada ao nível de excelência (ONA III), pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além disso, a unidade hospitalar de Ipatinga está classificada pela revista norte-americana Newsweek entre as melhores do Brasil, sendo o 6º em Minas Gerais e 27º melhor do país. Um dos diferenciais vai além da tecnologia e da infraestrutura. A humanização no atendimento é valor inegociável, segundo informou a instituição de saúde, reafirmando que cada paciente é tratado com empatia, escuta e atenção.
Flaviano Feu Ventorim. Crédito: FSFX
A diretoria celebra o passado com orgulho e olha para o futuro com esperança e ousadia. “A trajetória do HMC mostra o quanto a unidade cresceu e assumiu um importante papel dentro do sistema de saúde da região do Leste de Minas, ofertando serviços cada vez mais complexos. E tudo isso só é possível graças à dedicação de cada um dos nossos profissionais, que fazem parte da construção desta história. Que esse marco sirva de inspiração para todos e que continuemos a levar o que há de melhor na saúde para cada um de nossos pacientes, aplicando o conhecimento de forma competente e humanizada”, destaca o diretor de Negócios do HMC, Eduardo Blanski, reforçando a referência na área.
Complexo hospitalar. Crédito: FSFX
“É com imensa alegria, gratidão e orgulho que celebramos os 60 anos do HMC. Seis décadas de histórias, de cuidado com a vida, de evolução constante e, principalmente, de compromisso com a saúde e o bem-estar das pessoas. Desde a nossa fundação, lá em 1965, até agora, muita coisa mudou, mas uma coisa permanece inabalável: a nossa missão de cuidar com excelência, humanidade e responsabilidade. Quero agradecer profundamente a cada colaborador, a cada médico, enfermeiro, profissional da saúde e da área administrativa que constrói, todos os dias, a reputação e a confiança que conquistamos ao longo desses 60 anos”, destaca o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim.
Reportagem: Euclides Éder