Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Novos fiscais do Crea-MG. Foto: Grazielle Sérvulo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) reforçou o quadro de fiscalização com a posse de oito novos fiscais, aprovados em concurso público realizado em 2024. Com os novos integrantes, o colegiado passou a contar com 97 agentes atuando em todo o Estado, com foco na sua atividade-fim: fiscalizar o exercício profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

Quatro fiscais assumiram os cargos em março, e os outros quatro iniciaram os trabalhos neste mês de maio. Este último grupo começou na segunda-feira (5), na sede do Crea-MG, em Belo Horizonte, treinamento preparatório, que seguiu até sexta-feira (9). Após a etapa teórica, os profissionais passarão por duas semanas de capacitação prática, nas cidades onde serão lotados ou em municípios próximos.

Os novos fiscais atuarão nas cidades de: Conselheiro Lafaiete, Passos, Manhuaçu, Araçuaí, Poços de Caldas, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Iturama, além de suas respectivas regiões. A distribuição estratégica visa ampliar o alcance da fiscalização em todos os municípios. Os novos colaboradores apostam na fiscalização como fundamental na valorização dos profissionais e na segurança da sociedade.

“Vejo essa oportunidade como um passo importante na minha trajetória profissional e, ao mesmo tempo, uma forma de contribuir para a valorização das engenharias e a proteção da sociedade. A fiscalização vai garantir que serviços técnicos sejam executados por profissionais habilitados”, afirma o engenheiro civil Augusto Henrique Diniz do Carmo, convocado para atuar em Poços de Caldas, no Sul de Minas.

“Minas Gerais é o estado com o maior número de municípios do país. O desafio do Crea-MG é garantir a fiscalização e a segurança para a sociedade em todo o território mineiro. A convocação desses fiscais atende a esse compromisso, com alocação em municípios estratégicos que facilitam a programação das ações de fiscalização”, explica o presidente do Crea-MG, engenheiro Marcos Torres Gervásio.

O Crea-MG tem a missão de fiscalizar o exercício profissional e garantir que as atividades nas áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia sejam desempenhadas por profissionais habilitados. Conforme previsto pela Lei Federal 5.194/1966, o Conselho atua para proteger a sociedade da prática ilegal dessas atividades, assegurando a qualidade e a segurança dos serviços prestados.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.