FSFX celebra a Semana da Enfermagem
Foto: Arquivo
Ao longo da última semana, os corredores das unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) ganham um brilho especial. Com homenagens, ações internas e momentos de reflexão, a Instituição celebra a Semana da Enfermagem em alusão ao Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, nesta terça-feira (20). Mais do que a comemoração, o momento é marcado pelo reconhecimento àqueles que estão na linha de frente do cuidado: os profissionais de enfermagem. Para a FSFX, que atua com excelência em saúde, educação e segurança do trabalho, celebrar a enfermagem é reconhecer o coração pulsante na assistência.
HMCC. Fonte: FSFX. Foto: Arquivo
“É muito difícil você falar de saúde sem falar de enfermagem. Para nós da Fundação, que temos a missão de entregar saúde com qualidade e excelência, a enfermagem é um dos pilares mais importantes que temos e, além de representar o maior quantitativo de pessoal, é um dos elos principais da cadeia de saúde”, destaca o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Feu Ventorim. Presente nas unidades: Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Hospital Márcio Cunha (HMC), Usisaúde, Colégio São Francisco Xavier, VITA e demais braços institucionais, a equipe de enfermagem representa não apenas técnica e conhecimento, mas também acolhimento, empatia e um olhar atento.
Flaviano Feu Ventorim. Foto: Arquivo
A cultura da FSFX é baseada na humanização e na busca incessante por um atendimento de qualidade. “Quando você consegue alinhar a boa técnica da enfermagem com qualidade e humanização, você tem um atendimento de excelência. É o que a gente preza e é o que pedimos que as pessoas tenham no seu dia a dia, porque quem está doente precisa mais do que cuidado técnico, precisa de empatia, de carinho”, reforça o diretor-presidente. Durante toda a semana, os colaboradores da enfermagem participam de uma programação especial, pensada para valorizar, acolher e lembrar a todos da importância que cada enfermeiro, técnico e auxiliar têm no dia a dia da instituição.
Foto: Arquivo
Cada palestra, as dinâmicas, os momentos de descontração, de fé e as homenagens visam emocionar e fortalecer os laços de pertencimento entre os profissionais. Mais do que datas comemorativas, a Semana da Enfermagem na FSFX é um convite à gratidão. “Deixo uma mensagem de muita gratidão pelo trabalho de cada uma das nossas equipes de enfermagem. Esta é uma data especial, é o momento de refletir no quão importante a enfermagem é, e o quanto ela contribui para nossa entrega: um paciente cada vez mais bem atendido e mais satisfeito com a Fundação”, conclui Flaviano Feu Ventorim. Na rotina das unidades de saúde, algumas histórias se destacam.
Rosilainy Bueno. Fonte: FSFX
É o caso de Rosilainy Bueno, técnica de enfermagem do HMC, com quase 22 anos de dedicação à Instituição, sendo 21 deles voltados à Pediatria. Com um brilho no olhar e palavras que transbordam afeto, ela conta o amor pela profissão. “Não fui eu quem escolhi a enfermagem, foi a enfermagem que me escolheu. Eu sempre fui carinhosa com as crianças, com todo mundo. Quando entrei para a área de enfermagem, percebi que era aquilo que eu queria. Eu me doou para os meus pacientes e para os pais. Chego, dou carinho, amor, atenção e respeito. Cuido não só das crianças, mas dos pais também. Gosto de cuidar, amar e respeitar o que faço”, relata emocionada.
Helayne Fantoni. Fonte: FSFX
“Escolhi a enfermagem por ser uma profissão de aprendizado contínuo, que me permite cuidar melhor da minha família e oferecer apoio com mais eficiência. Tenho orgulho de ser enfermeira e atuar em uma instituição que valoriza o atendimento humanizado. Para mim, cuidar vai além da técnica: envolve empatia, respeito e um olhar atento às necessidades emocionais dos pacientes. O que me realiza é saber que posso transformar momentos de vulnerabilidade em esperança e confiança, oferecendo um cuidado integral e humano”, enfatiza a enfermeira Helayne Fantoni. Exemplos como esses mostram que, por trás de cada atendimento, existe uma voz que inspira, acolhe e transforma.
Reportagem: Euclides Éder