Câmara de Itabira participa da campanha “Maio Laranja”
Crédito: Câmara de Itabira
A Câmara Municipal de Itabira protagonizou nesta semana sessão especialmente dedicada à conscientização e ao combate à violência contra crianças e adolescentes. O encontro ocorreu na terça-feira (27). O momento se insere nas ações da campanha “Maio Laranja” que mobiliza a sociedade na luta contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil.
A sessão contou com apresentação do programa Família Acolhedora, da Prefeitura de Itabira e da coordenadora geral do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) Luciana Soares, que trouxe dados sobre os atendimentos prestados a vítimas de violência sexual, detalhando protocolos humanizados no melhor acolhimento das vítimas.
Luciana Soares. Crédito: Câmara de Itabira
“A violência contra nossas crianças precisa ser enfrentada com coragem, empatia e ação,” afirma a gestora do HMCC, reforçando ainda que, a denúncia é apenas o primeiro passo, sendo imprescindível fortalecer as redes de apoio, promover escuta qualificada e oferecer suporte contínuo para garantir um futuro protegido, seguro e digno.
O presidente Carlin Sacolão Filho, reiterou o compromisso pela causa, destacando a necessidade de políticas públicas eficazes que rompam com o ciclo vivido pelas crianças. A coordenadora do serviço “Família Acolhedora”, Andreza Souza Figueiredo, mostrou com a atividade vem transformando a vida dos jovens ora afastados de famílias de origem, por medida de proteção.
Andreza Figueiredo. Crédito: Câmara de Itabira
“A proposta do programa “Família Acolhedora” é proporcionar cuidado, atenção, afeto e um ambiente seguro para crianças e adolescentes que enfrentam momentos delicados em suas vidas. É uma alternativa mais humanizada ao acolhimento institucional, que respeita o tempo e as necessidades de cada indivíduo,” destacou a coordenadora do serviço.
O serviço é executado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), com o objetivo oferecer acolhimento temporário em lares familiares, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, garantindo assim, o acolhimento feito de forma segura, responsável e afetiva no seio familiar, ainda que temporário.
Crédito: Câmara de Itabira
As famílias interessadas em participar passam por rigoroso processo de seleção, capacitação e acompanhamento técnico. “O serviço é essencial para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social, proporcionando convivência familiar e comunitária que favorece a superação de traumas”, finalizou Andreza Figueiredo. A sessão contou com a votação e aprovação das seguintes propostas:
- Concessão do Título de Cidadania Honorária à senhora Neli Pereira de Aquino;
- Aprovação de relatórios contábeis da Câmara referentes ao mês de fevereiro;
- Autorização de crédito adicional especial para indenizações por benfeitorias em imóvel público;
- Alterações na legislação municipal com foco na atualização normativa;
- Moções de Aplausos ao Tenente-Coronel Fábio Barcelos e à empresa Ecolabore Engenharia.
Crédito: Câmara de Itabira
Os vereadores também apresentaram indicações ao Poder Executivo para melhorias em ruas, sinalização viária, obras e urbanização. A s intervenções nos bairros: Santa Tereza, Gabiroba, Fênix, e nas regiões rurais, no Macuco, Cabeceira do Tanque de Cima e Mata Virgem. A próxima reunião ordinária do Poder Legislativo, ocorre dia três de junho, às 14h.
Reportagem: Euclides Éder