Entre três e 14 de junho, Itabira realiza Semana do Meio Ambiente
Fonte: Reprodução/Prefeitura de Itabira
De três até o dia 14 de junho, a Prefeitura de Itabira realiza a Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMAPA). A ação, coordenada pelo setor de Educação Ambiental da pasta, integra a agenda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, visando promover a sensibilização ambiental, estimular a participação popular e valorizar as Unidades de Conservação (UCs).
Com o tema “O papel das Unidades de Conservação no combate às mudanças climáticas”, a programação deste ano reforça a importância dessas áreas protegidas como barreiras naturais contra os efeitos do clima extremo, além de destacá-las como espaços de preservação da biodiversidade, regulação da temperatura, educação ambiental e promoção do bem-estar. A programação é ampla e inclui atividades educativas, culturais e de mobilização em diferentes regiões da cidade.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal
Estão previstas visitas guiadas e trilhas ecológicas em parques naturais, blitz educativa em vias públicas de grande circulação, oficinas e rodas de conversa sobre práticas sustentáveis e palestras voltadas à comunidade escolar. As principais atividades ocorrerão nas Unidades de Conservação abertas à visitação, como o Parque Natural Municipal do Intelecto, o Parque Natural Municipal do Ribeirão São José, o Parque Natural Municipal do Alto Rio Tanque e o Parque Estadual Mata do Limoeiro.
Um dos destaques da edição 2025 é o anúncio da criação da nova reserva biológica “Morro do Chapéu”, que integrará o mosaico de áreas protegidas do município. Com isso, Itabira passa a contar com nove Unidades de Conservação, incluindo áreas de gestão federal, estadual e municipal. A nova reserva representa um avanço significativo na política pública ambiental da cidade, ampliando a proteção da biodiversidade e consolidando a posição de Itabira como referência regional em gestão e preservação ambiental.
Foto: Arquivo
“Mais do que uma comemoração, a Semana do Meio Ambiente é chamada à ação coletiva em prol da proteção de nossos recursos naturais, ainda mais no município como Itabira. Precisamos envolver a população na defesa das nossas Unidades de Conservação e mostrar que preservar é um ato coletivo. O enfrentamento das mudanças climáticas começa com pequenas atitudes no cotidiano e passa, necessariamente, pela valorização dos nossos recursos naturais”, afirma o gerente de meio ambiente da SEMAPA, Diego Pimenta.
“Acreditamos que o acesso à informação e à experiência com a natureza transformam. Quando a população se apropria das Unidades de Conservação, ela passa a protegê-las. Por isso, nossa proposta é aproximar, educar e construir juntos uma nova cultura ambiental em Itabira,” destaca Elaine Mendes, gestora da SEMAPA. A realização tem o apoio de instituições de ensino, empresas, organizações da sociedade civil, conselhos ambientais e gestores de outras UCs, fundamentais no combate às mudanças climáticas.
Foto: Arquivo
Essa articulação entre poder público e sociedade é essencial para o sucesso das ações e para a consciência ambiental coletiva. A programação é gratuita e a maioria das atividades aberta. As ações em ambiente escolar têm público previamente definido, em virtude da capacidade dos espaços e da organização. A programação completa pode ser acessada clicando aqui. A população é convidada a participar, refletir e se engajar na construção.
Reportagem: Euclides Éder