Fazenda do Pontal recebe formação literária para professores da rede municipal de ensino
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
No dia 21 de maio, na Fazenda do Pontal, ocorreu importante ação formativa direcionada aos professores da Rede Municipal de Ensino de Itabira: o projeto “Entre versos e veredas: diálogos entre Drummond e Guimarães” teve como objetivo de aprofundar reflexões sobre as obras dos dois autores, bem como ampliar as possibilidades pedagógicas de abordagem destes em sala de aula. Participaram do Encontro de Formação, os professores das bibliotecas escolares, coordenadores de Geografia e de História, professores de Arte, coordenadores do Tempo Integral.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
A proposta é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), integra diversas áreas do conhecimento, como Literatura, Arte, Geografia e História. Durante o encontro, os educadores participaram de atividades de leitura, análise e vivências artísticas, explorando as conexões entre a cartografia mineira e a obra dos autores, além de temas como natureza, religiosidade e cultura tradicional do interior de Minas Gerais. A Fazenda do Pontal foi escolhida pelo histórico ligado à infância de Drummond.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
O espaço selecionado conferiu ao evento um caráter simbólico e inspirador, potencializando a experiência formativa e fortalecendo o vínculo entre literatura, território e prática pedagógica. O evento reforça o compromisso da SME e da FCCDA com a formação continuada dos professores, com a valorização do patrimônio cultural e com a promoção do trabalho intersetorial entre Educação e Cultura, ampliando as possibilidades de atuação docente e enriquecendo as práticas pedagógicas na rede municipal da cidade sustentável, resiliente e comprometida com o futuro.
Reportagem: Euclides Éder