Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Foto: Reprodução/Crea-MG

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) inaugura nesta quarta-feira (4), às 16h, a exposição “Engenharia e Democracia: a história do voto direto no Crea-MG”, aberto ao público, e com entrada gratuita. A mostra será realizada na sede da instituição, localizada na avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho, na capital, e marca as três décadas de uma das conquistas mais significativas da categoria: o direito ao voto direto para escolha dos presidentes dos Conselhos Regionais.

Instituído em 1993, o voto direto representou um passo fundamental para a democratização do Sistema Confea/Crea, ampliando a participação dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências nas decisões que moldam suas representações institucionais. Parte do acervo da exposição foi doado pelo engenheiro eletricista Augusto Drummond, primeiro presidente do Crea-MG eleito por voto direto: documentos, registros e depoimentos que resgatam os desafios e avanços democráticos.

A narrativa da mostra se conecta também com um marco mais recente: a eleição, em 2023, do atual presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, o primeiro a ser escolhido por voto online, demonstrando a contínua modernização e ampliação do processo eleitoral do Conselho. Acessibilidade e inclusão são pilares da exposição, que conta com tradução simultânea em Libras na abertura, além de audiodescrição, legendas e transcrição de conteúdo na versão virtual.

O processo de digitalização e organização do acervo físico teve a colaboração de profissionais com deficiência, em parceria com a ONG CETEFE, reforçando o compromisso do Crea-MG com a diversidade e a equidade. A ação integra a agenda institucional do Conselho e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 10 e 16, que tratam da redução das desigualdades e do fortalecimento de instituições inclusivas, eficazes e transparentes.]

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.