Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Foto: CMSGRA

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou nesta segunda-feira (2) nova oficina do Parlamento Jovem. Os encontros acontecem semanalmente na Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, através da Escola do Legislativo “Isabel Rodrigues”. A primeira atividade do programa político, no mês de junho, contou com a presença do historiador são-gonçalense, Danilo de Souza Ferreira, trazendo à discussão o patrimônio histórico e os direitos culturais, esse último, tema que norteia a atual edição do projeto político voltado para estudantes.

Foto: CMSGRA

Os jovens discutiram a importância do acesso à cultura, como direito fundamental, refletindo sobre as desigualdades relacionadas a bens desta geração e a necessidade de políticas públicas que valorizem e promovam a diversidade da tradição local. A troca de experiências e ideias evidenciou o papel transformador da cultura na formação cidadã e no fortalecimento da identidade comunitária. Os participantes destacaram a relevância de espaços culturais acessíveis, o incentivo a manifestações tradicionais e contemporâneas, bem como a valorização dos artistas locais.

Foto: CMSGRA

Essa foi a 9ª edição do Parlamento Jovem, realizada pela Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, e com a celebrada participação de Danilo Ferreira, instigando o espírito participativo da juventude são-gonçalense. O programa político é realizado em uma parceria das Câmaras Municipais Mineiras com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), visando envolver jovens estudantes no processo democrático, simulando o trabalho parlamentar e oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar a política e a elaboração de leis. O próximo encontro será na terça-feira (10).

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.