Vereadora Jordana Madeira Dias. Crédito: Alan Henrique

Em votação unânime, realizada nesta terça-feira (12), no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ipoema, a Câmara Municipal de Itabira, aprovou em primeira votação o Projeto de Lei da vereadora Jordana Madeira Dias, que busca aprimorar a comunicação entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e os consumidores.

A autarquia deverá notificar diretamente todos os usuários afetados por manobras operacionais e intervenções programadas na rede hídrica de abastecimento em Itabira. O texto também prevê que a divulgação seja feita por meio de canais de comunicação diretos, como WhatsApp, e-mail e SMS, com um prazo mínimo de 24h de antecedência.

Na próxima semana, a matéria volta ao plenário. Para isso, o cliente pode cadastrar os dados para recebimento das mensagens diretamente no site do Saae, e manter a sua atualização. Hoje, as informações sobre interrupções no abastecimento são divulgadas no Instagram da autarquia, e em notas para os veículos de comunicação.

Com essa proposta, a ideia é garantir que todos os moradores afetados tenham acesso à informação, a tempo de se programar. A nova legislação busca preencher a lacuna, assegurando que o aviso chegue de forma eficiente e individualizada, e desta forma organizar previamente, minimizando os transtornos causados pelas eventuais interrupções.

“A comunicação eficaz é um direito do cidadão e um dever do serviço público. Com este Projeto de Lei, estamos garantindo que o aviso sobre a falta de água chegue diretamente e em tempo hábil para a devida preparação. É uma questão de respeito e de melhoria na qualidade do serviço prestado,” afirma a vereadora Jordana Madeira Dias.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.