Foto: Secom/Unifei

O aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Rafael Augusto Gomes, foi o vencedor na categoria Melhor Dissertação de Mestrado do Prêmio ABCM-Springer 2024, concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) em parceria com a editora internacional Springer.

O trabalho intitulado “Enhancing Mechanical Properties of Auxetic Structures through Optimization and Experimental Testing” foi desenvolvido sob a orientação dos professores Guilherme Ferreira Gomes e Matheus Brendon Francisco, ambos do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). A pesquisa se destacou pela inovação no estudo de materiais que apresentam comportamento mecânico diferenciado.

O trabalho tem despertado interesse em áreas como engenharia mecânica, aeroespacial e biomédica. Inspirado na forma da asa da libélula, o estudante propôs novo design de célula unitária aplicada em estruturas tubulares, produzidas por manufatura aditiva. Os experimentos mostraram ganhos expressivos na capacidade de absorção de energia em comparação com modelos tradicionais.

O trabalho aplicou técnicas avançadas de otimização computacional e validação experimental, apontando caminhos promissores para aplicações que exigem alta resistência e eficiência estrutural. O reconhecimento é concedido anualmente desde 2004, aos melhores trabalhos acadêmicos nas categorias Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.