Foto: FSFX

Oportunidades também em Ipatinga

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) anuncia duas importantes oportunidades voltadas à formação de futuros profissionais: o programa estágio de férias 2026, destinado para acadêmicos de nível superior, e a abertura do edital para o Processo Seletivo Unificado (PSU) de Residência Médica 2026, que contempla vagas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga.

Realizado de cinco a 31 de janeiro de 2026, o estágio de férias possibilita aos estudantes vivenciarem situações reais de trabalho em hospitais de alta complexidade. Durante o período de imersão, os acadêmicos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo, em que ampliam sua visão sobre a prática profissional de medicina na etapa final de formação.

“O programa permite que os participantes vivenciem situações reais de trabalho em um ambiente corporativo e assistencial de um hospital de alta complexidade. A experiência de imersão proporciona uma compreensão mais profunda dos desafios cotidianos e das competências necessárias para enfrentar as demandas do mercado de trabalho”, destaca o cardiologista e coordenador de Ensino e Pesquisa do HMC, Dr. Milton Henriques.

Os estagiários serão inseridos em equipes multidisciplinares, recebendo bolsa-auxílio e vale-transporte. As inscrições podem ser feitas até o dia três de outubro, clique aqui e seja direcionado. Paralelamente, a FSFX também reforça sua atuação como polo de formação médica no Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026, em parceria com a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG).

Com a participação de 74 instituições de saúde e mais de 1.200 vagas em especialidades de acesso direto e com pré-requisito, o PSU é reconhecido como uma das maiores seleções do país. As inscrições estarão abertas do dia seis a 20 de outubro: clique aqui. A prova objetiva será aplicada no dia 30 de novembro em três cidades: Belo Horizonte, Uberaba e Goiânia, com questões que abrangem as cinco áreas da medicina.

“As unidades da FSFX reúnem as condições essenciais para que o médico seja bem formado na sua especialidade de escolha: estrutura hospitalar de ponta, com processos bem estruturados, alinhada a um alto fluxo de atendimentos. Tudo isso, ao lado de um corpo clínico experiente e de um enfoque contínuo em ações para aperfeiçoar o ensino e a formação dos médicos residentes”, ressalta o Dr. Milton Henriques.

Entre os diferenciais do processo estão a possibilidade de inscrição em múltiplas especialidades e instituições, com prova unificada e envio único de currículo, além de análise curricular padronizada, que considera fatores como iniciação científica, participação em ligas acadêmicas e domínio de línguas estrangeiras. Nas áreas de medicina de emergência, neonatologia, oncologia clínica e radioterapia há baixa concorrência.

E alta procura por algumas especialidades nas unidades da FSFX, reforça a relevância da instituição como centro formador. Entre 2021 e 2025, destacaram-se pela concorrência: anestesiologia – 561 candidatos para cinco vagas; clínica médica – 443 candidatos para cinco vagas; ginecologia e obstetrícia – 317 candidatos para três vagas; cirurgia geral – 293 candidatos para duas vagas; e Pediatria – 270 candidatos para quatro vagas.

Para 2026, a FSFX ofertará 45 vagas para o HMC, em Ipatinga, e 4 para o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira, reafirmando seu compromisso com a formação de especialistas e o fortalecimento da rede assistencial. Como novidade, a Instituição passa a oferecer vagas em cirurgia vascular e gastroenterologia, recém-credenciadas, ampliando ainda mais as possibilidades como residentes.

O médico e coordenador do núcleo de ensino e pesquisa da FSFX complementa que há oportunidades também em Itabira. “Além disso, há vagas também para o HMCC, 100% dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também administrado pela FSFX, onde os residentes têm a chance de aprender na prática a realidade do sistema público de saúde”, finaliza Dr. Milton Henriques.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.