Arte: Prefeitura de Itabira

Itabira comemora 177 anos de emancipação na quinta-feira (9), e para celebrar a data, a Prefeitura Municipal preparou programação especial, que reúne entrega de equipamentos públicos, manifestações culturais, artísticas e cívicas, visando valorizar a história, a tradição e o povo da cidade. As atividades já começaram, nesta quarta-feira (1⁠º) e se estendem até o próximo dia 11.

A celebração do aniversário é marcada por homenagem a Nossa Senhora do Rosário, padroeira de Itabira. A tradição religiosa tem forte ligação com o Congado e com a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos “Rosarinho”, reconhecida como patrimônio histórico nacional, além de marco da resistência afro-brasileira, deixando o evento com uma importância cultural e imaterial.

A comemoração envolve missas, procissões, apresentação dos congadeiros, levando grande número de fiéis com forte devoção, e incluem também atividades em escolas, apresentações culturais, shows, evento esportivo e ações voltadas à comunidade. A programação destaca a importância de Itabira para Minas Gerais e reforça o sentimento de pertencimento da população.

A programação conta com o Cinema na Rua + Pipoca, sexta-feira (3) no bairro São Marcos, e segue com diversos eventos descentralizados. Em destaque, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, além do lançamento do programa “Contrata Mais Itabira”, assim como a 3ª edição da Corrida e Caminhada da Padroeira. Haverá plantio de 177 mudas na avenida das Rosas, São Pedro, quarta-feira (8).

A atividade de cunho ambiental mostra que o ato de comemorar a emancipação política do município, está intimamente correlacionada a manter a qualidade do ar. Na data específica de aniversário da cidade, acontece a missa solene na Catedral Diocesana, com procissão luminosa, confraternização cultural na praça do Areão com Bruno Caipira, como homenagem aos itabiranos, fortalecendo sua identidade.

No show de encerramento, sábado (11), a tradicional Roda de Viola, em Ipoema, promete movimentar mais uma vez, o distrito ao som de música de raiz, na capital mineira do tropeirismo. A programação busca integrar a cidade, reforçando o caráter comunitário da festa em valorização das tradições históricas e religiosas que identificam a terra de Itabira, e será oportunidade de resgatar a história.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.