“Outubro Rosa”: Itabira amplia idade para a mamografia: dos 40 aos 74 anos
Campanha estimula o autocuidado
Cuidar da saúde da mulher é uma prioridade em Itabira, principalmente, no mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de mama. O município amplia, a partir deste mês, a faixa etária para a realização da mamografia de rastreamento: o exame agora contempla mulheres de 40 a 74 anos. Anteriormente, o foco era em mulheres de 50 a 69 anos. A medida segue a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde, que garante a cobertura do exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Equipamento para exames de investigação do câncer de mama
Mesmo antes da emissão de nota técnica formal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por ser de gestão plena, decidiu alinhar-se à nova diretriz do governo federal, garantindo que as mulheres itabiranas tenham acesso imediato ao exame dentro da nova faixa etária. O sistema foi atualizado para permitir o agendamento de mamografias de rastreamento com o novo procedimento. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão autorizadas a emitir solicitações de mamografia na nova faixa etária.
Fabiana Machado
“A ampliação da faixa etária para o diagnóstico precoce da doença é essencial para o combate ao câncer de mama e a campanha do ‘Outubro Rosa’ é um momento muito especial para reforçarmos o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres. É um chamado à prevenção, ao autocuidado e ao amor pela vida. O diagnóstico precoce do câncer de mama salva-vidas”, alerta Fabiana Machado, gestora da SMS. A campanha deste mês é um movimento que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais afeta mulheres brasileiras.
Mamógrafo da Prefeitura de Itabira
Em Itabira, a campanha acontece de janeiro a janeiro, com ações permanentes nas UBS, rodas de conversa, coleta de exames preventivos e atividades de promoção à saúde. A SMS orienta que as mulheres procurem a UBS de referência para receber informações e encaminhamento para a mamografia. Além do exame, é fundamental manter hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, manter o peso adequado, evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, além de amamentar. Essas atitudes ajudam a reduzir o risco de desenvolver a doença.
Foto Arquivo
Programação do “Outubro Rosa”
- Quintas-feiras.
Agenda de preventivos com enfermeiras.
Horário: Manhã.
Local: todas as UBSs. - Quinta-feira Rosa: pedido de mamografia, esclarecimento de dúvidas e realização de preventivos no horário das 8h às 16h30, em todas as UBSs.
- Sextas-feiras.
Grupo “Melhoria Continua” promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama às 9h na UBS Santa Ruth/Santa Marta. - Sábado (18).
Coleta de preventivo (14 vagas, agendadas previamente).
Avaliação odontológica, aplicação de Reilki (terapia complementar japonesa), orientações nutricionais e pedidos de mamografias das 7h30 às 16h30 na UBS Pedreira II - Sábado (25).
Acolhimento às mulheres que não conseguem comparecer durante a semana, na UBS Água Fresca/Juca Batista, das 8h às 16h.
Ação conjunta com Oncoviva com abordagem educativa na João Pinheiro, diante do Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal), com agendamento de mamografia, das 8h30 até 12h30 - Quinta-feira (30).
Encontro com voluntários da OncoViva, no Centro Pastoral Madre Maria de Jesus, com os profissionais da UBS Campestre e do bairro Eldorado, às 13h30 - Sexta-feira (31).
Mamografia por demanda espontânea, das 14h até 17h, no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE).
Reportagem: Euclides Éder