Unifei de Itajubá assina protocolo de intenções e terá Centro de Treinamento e Pesquisa do futebol
Apresentação ao Consuni. Foto: Secretaria de Comunicação/Unifei
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Sociedade Desportiva Yuracan Futebol Clube e a Futstorm Participações assinaram protocolo de intenções que marca passo histórico para o futebol brasileiro. O acordo prevê a construção do primeiro Centro de Treinamento e Pesquisa (CTP) de clube profissional dentro do campus da universidade pública federal, além da criação do primeiro Laboratório do Futebol do Brasil.
O Conselho Universitário (Consuni), na semana passada, dia seis de outubro, conforme proposta apresentada pela reitoria universitária, aprovou o interesse da Unifei em estabelecer parceria com a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Yuracan para criação do Soccer Valley em Itajubá. Logo após a reunião do Consuni foi assinado o documento que demonstra o interesse preliminar entre as partes.
Assinatura do protocolo de intenções. Foto: Secretaria de Comunicação/Unifei
O compromisso da SAF do Yuracan e da Futstorm (sócia responsável) é ter a gestão com tomada de decisões exclusivamente baseada em dados, objetivando criar a primeira SAF Startup do Brasil e atuar como laboratório de futebol científico. A ideia é propor a criação do primeiro polo de inovação e autoridade técnica do futebol brasileiro, transformando o Brasil de exportador de atletas, Propriedade Intelectual (PI) e tecnologia de ponta.
O campus da Unifei vai abrigar o Centro de Treinamento e Pesquisa (CTP). A SAF realizará investimentos da ordem de R$ 15 milhões, incluindo reformas, benfeitorias e construções em todo o complexo esportivo. Dessa forma, a Universidade Federal, além de receber estrutura esportiva totalmente reformada, passará a ser o primeiro campus do Brasil a ter CTP voltado para a análise de rendimento no futebol.
SAF firma a parceria. Foto: Secretaria de Comunicação/Unifei
No Parque Científico e Tecnológico (PCT) será construído o Laboratório do Futebol, junto à incubadora de startups de desenvolvimento, tecnologia e inovação para o esporte. A SAF realizará investimentos da ordem de R$ 10 milhões nessa construção no PCT. Dessa forma, a Unifei passa a ser a primeira universidade do país a ter um laboratório e uma incubadora de startups destinados ao desenvolvimento de tecnologias no futebol.
“Estamos vivendo um momento ímpar, sem precedentes na história. Esta parceria nos posiciona em pioneirismo e protagonismo. Além de receber um grande investimento na área esportiva, a Unifei passa a ser a primeira a ter um Laboratório do Futebol e CTP em seu campus, estabelecendo posicionamento estratégico para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação de alto rendimento,” afirma o reitor, Marcel Parentoni.
Marcel Fernando da Costa Parentoni. Crédito: Secom/Unifei
A parceria estabelece contrapartidas em exposição à marca nos espaços da SAF: uniformes, estádio e mídias. Também estão previstas contrapartidas financeiras para a Unifei como sócia-fundadora de startups, participação em lucros e vendas, coparticipação em patentes e propriedades intelectuais, e royalties. Retorno a longo prazo visa estabelecer receitas para que a Universidade Federal possa reinvestir em ciência, tecnologia e inovação.
Reportagem: Euclides Éder