Foto: Crea-MG

A engenharia também pode ser uma ferramenta de justiça social. Essa é a proposta do Workshop “Soluções Técnicas para uma Sociedade mais Justa”, que será realizado no próximo dia 22 de outubro, em Belo Horizonte, reunindo profissionais de todo o país e representantes da área pública para discutir como o conhecimento técnico pode gerar impacto social positivo e reduzir desigualdades. O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho Engenharia Pública do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). As inscrições são gratuitas: clique aqui e participe.

Mais do que uma área técnica, a Engenharia Pública é uma política de Estado. Prevista em Lei Federal, ela assegura assistência técnica pública e gratuita em habitação de interesse social para famílias de baixa renda. Trata-se da prestação de serviços essenciais realizados por engenheiros e arquitetos vinculados ao poder público, visando garantir moradias seguras, salubres e sustentáveis. Durante o encontro, serão apresentados “cases” de sucesso, modelos de implementação e debates sobre os desafios e avanços da engenharia pública no Brasil.

O objetivo é inspirar novas práticas e políticas que levem o conhecimento técnico a mais municípios e projetos sociais. Segundo a coordenadora do GT Engenharia Pública, engenheira civil Andréa Corrêa, fortalecer a engenharia pública é fundamental para que o país avance em áreas como habitação, saneamento, mobilidade e infraestrutura urbana, reduzindo desigualdades históricas. “Essa é uma política pública que contribui para mitigar desafios crônicos que afetam a população, além de promover a valorização profissional”, afirma a especialista do Crea-MG.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.