Crea-MG promove workshop sobre obras sustentáveis e zero emissão de carbono

Foto: Crea-MG
As certificações ambientais e as novas tecnologias voltadas à construção sustentável estarão no centro dos debates em Belo Horizonte, dia 30 de outubro, durante o workshop “Certificações Verdes e CE-Carbon: Superando Obstáculos na Construção Sustentável”. O encontro vai reunir engenheiros, consultores ambientais, representantes do setor público e privado e instituições certificadoras para discutir caminhos que tornem as obras mais produtivas, competitivas e ambientalmente responsáveis.
O evento, promovido pelo Grupo de Trabalho Tecnologias Ambientais e Ferramentas Verdes na Construção Civil e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), é aberto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. O evento será realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), na avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho, na capital, entre 13h e 17h30. O encontro vai abordar a obtenção de certificações ambientais.
A programação inclui três painéis com especialistas reconhecidos na área. A engenheira Vanessa Dias, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), abre o primeiro debate às 14h com a palestra “Ferramenta CE-Carbon”, que apresenta a metodologia voltada para o cálculo e redução das emissões de carbono em edificações. Em seguida, às 15h, o engenheiro André Xavier, da ArgoURBIS Consultoria e Gestão, discute “Barreiras e Oportunidades na Certificação”.
O palestrante promete abordar as dificuldades enfrentadas por construtoras e os caminhos para ampliar a adoção de práticas sustentáveis. O terceiro painel, às 16h, traz o engenheiro Otavio Oliveira Goes, que apresentará o “Case de Sucesso – Certificação LEED”, mostrando resultados práticos de uma obra certificada e seus impactos positivos. O encerramento contará com mesa-redonda, que começa às 17h, e será espaço para perguntas do público aos especialistas, com troca de experiências entre os participantes.
“Vamos apresentar novas tecnologias que contribuem para a sustentabilidade das obras, aumentam a produtividade e promovem práticas mais conscientes em toda a cadeia produtiva. O resultado são empreendimentos mais competitivos e com menor impacto ambiental”, afirma o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Crea-MG e responsável pelo evento, engenheiro ambiental e de segurança do trabalho Michel Sinclair. O workshop mostra ferramenta gratuita para emissões de carbono zero.
Reportagem: Euclides Éder

