Foto: Jéssica Paiva/CMI

A Câmara de Itabira realizou, terça-feira (21), sua reunião ordinária. Entre os destaques, o apoio de todos os vereadores ao caso de racismo nas redes sociais que vitimou Elias Lima. Ele e os demais parlamentares lamentaram o episódio, e incentivaram a adoção das medidas necessárias, para punir os responsáveis pela agressão, considerada crime. Elias Lima registrou o caso na Polícia Militar e com provas, fez representação na Polícia Civil. No evento legislativo, também foi aprovado o Projeto de Lei que incentiva a doação de órgãos.

O tema é de autoria do vereador Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira”. O texto altera a lei que institui a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos”. Também foi debatido em plenário e aprovado o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, que define as metas e diretrizes do município para os quatro anos de sua vigência. O instrumento integra planejamento de médio prazo e estabelece, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública em saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Também foram votadas propostas de incentivo à cultura e cidadania, como o “Evento Ciranda Poética”, do vereador Júber Madeira Gomes. O texto pretende incentivar atividades educativas ligadas à criação de texto e desenvolvimento da poesia. Matéria proposta pela vereadora Jordana Madeira Dias proíbe a contratação de artistas condenados por violência doméstica em eventos custeados com recursos públicos. Já a matéria do vereador Cidnei Camilo Rabelo “Didi” foi alvo de intenso debate entre os parlamentares.

Foto: Jéssica Paiva/CMI

O texto propõe regulamentação na contratação de shows e eventos públicos, proibindo apresentações com apologia ao crime ou conteúdo inapropriado. A proposta recebeu emendas do vereador Hudson Júnior Diogo Santos “Yuyu da Pedreira”, todas aprovadas em plenário. O parlamentar, antes de propor a modificação na matéria, consultou artistas e membros do movimento de arte urbana, para se chegar a uma legislação que não ferisse a liberdade de expressão, participando da elaboração das deliberações.

Erivelton Bastos de Oliveira falou sobre o dia do CAC. Foto: Jéssica Paiva/CMI

O Poder Legislativo também aprovou o Plano Estratégico Itabira Sustentável e o Fundo Municipal do Plano Estratégico, ambos da Prefeitura de Itabira, voltados ao desenvolvimento sustentável. A ideia é criar alternativas para minimizar a dependência do setor extrativo-mineral. Também foi aprovado o “Dia do CAC (Caçador, Atirador e Colecionador)”; e o “Troco Solidário”; além da filiação da cidade à Associação Brasileira de Municípios (ABM). Foram apresentados requerimentos e indicações nos bairros e distritos.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.