Foto: Arquivo

Pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, mostra que a data é conhecida por 95% das empresas de comércio do estado. Destas, 39% participarão das ações de vendas na data; no ano passado, 38% participaram. A Black Friday acontece no dia 28 de novembro, última sexta-feira do mês. Na opinião da maioria dos empresários do comércio varejista (63%), o período de ofertas da Black Friday não interfere nas vendas de Natal e 23% notam interferência positiva.

Um percentual de quase 14% afirma que há impacto negativo sobre o Natal. Essa percepção negativa é atribuída principalmente à antecipação das vendas para o final de ano e à ideia de o cliente estar sem dinheiro para comprar na Black Friday. A pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday foi realizada entre os dias 15 e 24. Foram avaliadas 413 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região: Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.

Foto: Arquivo

A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5%, a um intervalo de confiança de 95%. Até o momento de realização da pesquisa, mais de 15% das empresas indicavam que darão descontos acima de 50%, sendo que 36% ainda não haviam definido o percentual que irão praticar. Para 63% dos empresários, o aumento do volume de vendas esperado deve ser de até 40%; para 11%, o aumento nas vendas deve superar 50%. Os descontos da Black Friday devem ocorrer em 38% das lojas físicas e em 22% das lojas virtuais.

Ano passado, 22% das empresas deram descontos acima de 50%, resultando em incremento de até 40% de aumento nas vendas para 60% das empresas. Em 2025, os descontos foram apontados por 41% das empresas como uma ação a ser aplicada no período, assim como promoções e propagandas/divulgações foram bastante citados pelos empresários entrevistados. A maior parte dos empresários acredita que nada poderá atrapalhar as vendas no período de ofertas. Contudo, 16% apontaram para crise econômica/baixo fluxo de vendas.

Foto: Divulgação

“A data permite antecipar compras com descontos expressivos, o que pode aliviar a pressão sobre o orçamento familiar e estimular o consumo. Para os empresários, é uma chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez. Acrescido a isso, a pesquisa mostra que a adesão à Black Friday tem crescido, e a percepção majoritária é de que ela não compromete as vendas de Natal, o que reforça ainda mais a importância da data como parte do calendário promocional do varejo”, descreve Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.