A Black Friday deste ano será marcada por um consumidor mais conectado, estratégico e confiante na tecnologia. A percepção é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), a partir de pesquisa realizada com os consumidores do Estado. Segundo o levantamento, 67,1% dos entrevistados vão às compras, sendo que, deste montante, 69,5% pretendem aguardar o dia exato da Black Friday (28 de novembro), por acreditarem que encontrarão descontos maiores. Por outro lado, 30,5% preferem aproveitar as promoções antecipadas.

“Esses dados reforçam a necessidade de os lojistas estarem bem preparados, tanto com ações bem distribuídas ao longo do mês, quanto para atender à demanda concentrada, daqueles que vão esperar o dia exato para comprar. Por isso, é importante garantir estoques, logística e comunicação eficaz”, analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva. Entre os setores que figuram no ranking das preferências dos mineiros, destacam-se os supermercados e hipermercados, que lideram com 16,4%, eletrônicos (14,9%), vestuário (13,4%) e farmácia (13,4%).

“O fato de os supermercados estarem no topo da lista indica que a data extrapola o consumo de bens duráveis e alcança itens de necessidade cotidiana”, observa o economista da FCDL-MG. Destaque na pesquisa é o comportamento multicanal: 48,8% dos consumidores preferem comprar exclusivamente online, enquanto 40,2% vão utilizar tanto o ambiente físico quanto o digital. “Essa tendência aponta para a consolidação do e-commerce como canal dominante, mas também ressalta a relevância das lojas físicas como complemento da experiência de compra”, explica Vinícius Silva.

Ele conclui apontando que “vale ressaltar que 11% dos entrevistados ainda preferem comprar exclusivamente em lojas físicas”, acrescenta o especialista da FCDL-MG. Já com relação ao pagamento, o cartão de crédito parcelado é o meio preferido de 53,7% dos entrevistados, o que reforça a importância do crédito como facilitador do consumo. Já 17,1% preferem cartão de crédito à vista, 13,4% o pix, 8,5% o cartão de débito e 7,3% o dinheiro. “Isso evidencia a importância de os lojistas aceitarem formas de pagamento diversas”, afirma o porta-voz da FCDL-MG, Vinícius Carlos.

A pesquisa da FCDL Minas também quis saber sobre o uso da Inteligência Artificial no momento das compras e o resultado mostrou que 80,5% dos mineiros acreditam que as ferramentas de IA podem ajudá-los a encontrar as melhores ofertas nesta Black Friday. Na opinião do economista da entidade, essa confiança revela uma mudança de paradigma: o consumidor mineiro está mais aberto a ferramentas tecnológicas, valorizando a personalização e a eficiência na busca por descontos reais. “Isso revela uma abertura crescente para as soluções digitais”, finaliza o colaborador da FCDL-MG.

Reportagem: Euclides Éder

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