Centro de Radioterapia marca avanço na saúde pública na região

Acelerador Linear. Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira
Itabira inaugurou nesta quinta-feira (11), seu novo Centro de Radioterapia no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), uma ferramenta histórica na saúde pública da região. A solenidade contou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, que lidera a agenda de fortalecimento da assistência oncológica. A entrega do novo serviço, incluindo toda a estrutura técnica no HNSD, consolida Itabira como referência em tratamento oncológico.
A iniciativa amplia a capacidade do município em oferecer cuidado integral e acesso rápido a terapias de alta complexidade, evitando que pacientes precisem se deslocar para outras cidades em busca de atendimento. Com a inauguração, o serviço já está totalmente apto a iniciar os tratamentos, com o recebimento gradual dos pacientes conforme a regulação definida pela Comissão Municipal de Oncologia. Essa organização garante um atendimento seguro, transparente e alinhado às necessidades da rede pública de saúde.

Foto: Ricardo Stucker/PR
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve papel fundamental na organização da linha de cuidados oncológicos, articulando fluxos, fortalecendo a regulação e integrando os serviços que compõem a rede de atenção ao paciente com câncer. O novo serviço conta com uma equipe especializada e treinada para operar tecnologia de ponta. Os profissionais passaram por capacitações técnicas e operacionais, incluindo treinamentos oferecidos pela Varian (fabricante do acelerador linear).
A equipe é composta por três médicos radioterapeutas, dois físicos-médicos, somando-se ainda 11 profissionais de apoio (enfermagem, tecnólogos e equipe operacional), totalizando 16 colaboradores envolvidos no serviço, além da retaguarda multiprofissional que integra a rede municipal de saúde. O serviço terá capacidade para atender até 50 novos pacientes por mês, fortalecendo a linha de cuidados e agilidade. O atendimento será 100% SUS inicialmente, e após o credenciamento será adotada a política filantrópica do HNSD (60% SUS).
Reportagem: Euclides Éder

