População não deve podar ou retirar galhos por conta própria, diante do risco de choque elétrico, alerta a Cemig

Crédito: Cemig/Divulgação
Durante períodos de chuvas intensas e tempestades com rajadas de vento, a queda de árvores e galhos sobre vias públicas é comum. Nessas situações, a Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig) reforça que a segurança da população deve vir sempre em primeiro lugar e orienta que ninguém tente realizar podas ou retirar árvores e galhos por conta própria, especialmente quando há proximidade com fios ou postes.

Crédito: Cemig/Divulgação
A engenheira de Meio Ambiente da Cemig, Marina Moura de Souza, explica que qualquer intervenção em árvores caídas ou danificadas deve seguir um protocolo específico para evitar acidentes. Há risco de choque elétrico e, segundo ela, o primeiro passo é acionar a prefeitura, Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil, sendo os responsáveis por esse tipo de serviço, muitas vezes antes mesmo do reparo de rede elétrica.

Crédito: Cemig/Divulgação
“Em casos de queda de árvores, galhos ou necessidade de poda em áreas públicas ou próximas à rede elétrica, a população deve entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou com os órgãos de segurança pública. Somente esses profissionais, após avaliação técnica, podem solicitar à Cemig o desligamento da rede, quando necessário, para que a retirada seja feita com segurança”, orienta a engenheira da Cemig.

Crédito: Cemig/Divulgação
Um dos maiores riscos durante e após tempestades é o rompimento de cabos elétricos, não visíveis à primeira vista. “Fio partido da rede de distribuição é sempre sinônimo de risco de morte. A pessoa não deve tocar, aproximar-se ou permitir que outras pessoas se aproximem do local, mesmo que não haja risco aparente. Muitas vezes, o cabo energizado fica escondido sob folhas, lama ou entre galhos”, reforça.

Crédito: Cemig/Divulgação
Em casos como o citado, a recomendação é acionar imediatamente o telefone 116, canal de atendimento da Cemig que funciona 24h/dia. A Cemig é autorizada a realizar podas apenas em árvores que estejam em conflito direto com a rede elétrica. Nos demais casos, a população deve solicitar o serviço à Prefeitura Municipal ou ao Corpo de Bombeiros da cidade onde reside, especialmente em situações emergenciais.
Reportagem: Euclides Éder

