Foto: Arquivo

Itabira enfrenta intensa onda de calor, com temperaturas acima dos 30°C, o que tem provocado aumento no consumo de água e impactado diretamente o sistema de abastecimento, informou o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Na noite de sexta-feira (26), foi registrado o maior consumo de recursos hídricos de Itabira: os reservatórios do sistema “Milhão” zeraram. Apenas neste dispositivo de armazenamento, a capacidade é de aproximadamente quatro milhões de m³. Essa redução de volume compromete o abastecimento por toda a cidade neste sábado (27), considerando que há interligação nos sistemas.

Reservatório de Água do Saae. Foto: Arquivo

Bairros que podem ter o abastecimento afetado: Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I e II, Cônego Guilhermino, Esplanada da Estação, Hamilton, Jardim das Oliveiras, João XXIII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Colina da Praia, São Bento, Valença, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo, Major Lage de Baixo, Santa Ruth (parte baixa), São Cristóvão, São Marcos, Ribeira de Baixo, Fazenda do Lago, Jardim dos Ipês, Jardim Buritis, Jardim Belo Monte, Belleville e Morada da Brisa.

Foto: Sheila Kimura

Mesmo com todas as Estações de Tratamento de Água (ETA) em capacidade máxima, o consumo elevado faz com que alguns reservatórios se esvaziem. Alguns dispositivos de armazenamento reduzem o nível mais rápido que outros, causando desequilíbrio e impactando na oferta de água. O Saae ressalta que, como o sistema de abastecimento é interligado, toda a cidade pode ser impactada. A autarquia segue monitorando o cenário de forma permanente, e equipes operacionais realizam manobras técnicas para garantir o abastecimento de todas as regiões. Ainda assim, a colaboração da população é essencial neste momento.

Valdeci Luiz Fernandes Junior. Foto: Jéssica Paiva/CMI

O Saae listou dicas importantes de como economizar ao máximo os recursos hídricos, que devem ser adotadas na rotina das famílias. Evite lavar calçadas, quintais e veículos com mangueira, reduza o tempo de banho e feche o chuveiro ao se ensaboar, não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes ou lavar louça, e reaproveite água sempre que possível, como a da máquina de lavar. “O uso responsável da água é fundamental para a recuperação dos níveis dos reservatórios e para garantir o abastecimento durante o período de calor intenso”, destacou o diretor-presidente do Saae, Valdeci Luiz Fernandes Junior.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.