Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira

Para fortalecer as políticas públicas com ações mais justas, inclusivas e democráticas, foram abertas nesta segunda-feira (26), as inscrições para compor o processo eleitoral do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Itabira. O período de cadastramento vai até o dia 12 de fevereiro e pode ser feito de forma online, clicando aqui, ou presencialmente na Casa da Cidadania (avenida Carlos Drummond de Andrade, 777, no Centro), entre 9h e 17h.

Os candidatos serão eleitos no dia 26 de fevereiro, sendo dois representantes de organizações da sociedade civil para cada segmento (titular e suplente) das seguintes entidades: instituições privadas de ensino de nível superior (Faculdades e Centro Universitários) sediadas em Itabira; movimentos religiosos que desenvolvam trabalho com a comunidade negra e entidades religiosas de matriz africana; grupos folclóricos, associação de congado e/ou capoeiristas; além de Hospitais com ou sem fins lucrativos.

O colegiado ainda agrega associações, grupos e organizações de mulheres que desenvolvam trabalho voltado às mulheres negras; representantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Associações das Comunidades Quilombolas; e finalmente de Associações de Artistas que desenvolvam atividades relacionadas à cultura afro-brasileira. O processo eleitoral tem como objetivo fortalecer a participação social.

O colegiado visa ainda garantir a representatividade de entidades, coletivos, lideranças e da sociedade civil organizada na formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial. Os conselheiros serão empossados para o biênio 2026-2028. Com a reestruturação do COMPIR, foi instituído o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial (FUMPIR). Para se candidatar, é necessário ser maior de idade, idôneo e atuar na promoção da igualdade racial.

O FUMPIR tem a finalidade de captação, repasse e aplicação dos recursos financeiros destinados a proporcionar o devido suporte à implantação, manutenção e desenvolvimento de programas, projetos e ações, voltadas principalmente para as comunidades negras e quilombolas. Documentos necessários: preenchimento da inscrição, cópia do estatuto da entidade, identificação oficial do representante e comprovante de endereço. Cada pessoa pode representar apenas uma entidade.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.