Itabira começa a entrar no clima de folia a partir de cinco de fevereiro, com o pré-carnaval. Em 2026, o tema escolhido foi “A Cor Dessa Cidade”, com a proposta de celebrar a identidade cultural, por meio da música, arte e ocupação dos espaços. A folia antecipada reafirma que a manifestação popular, democrática e diversa, conecta histórias e afetos. A programação destaca a força dos blocos itabiranos.

Foto: FCCDA

Em destaque, os blocos: Madalena Não Gosta de Poema, Altamente, E Agora Mô Fí, Calangodum, Cemitério, Dinossauros do Rock, Pedrinha que Brilha, Filhos de Nandy e Todas Fridas (que estreia no circuito). Também fazem parte da folia grupos de convidados e atrações musicais. Cada cortejo contribui para colorir a cidade e fortalecer tradições que já fazem parte do calendário cultural local.

Foto: FCCDA

As atividades foram pensadas para diferentes públicos, com desfiles, shows, apresentações culturais e intervenções artísticas. Os cortejos percorrem ruas do Centro e seguem até o palco montado em frente à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), na avenida Daniel Jardim de Grisolia. Os grupos de foliões darão o tom da folia com irreverência, criatividade e coletividade.

Foto: FCCDA

“A proposta é transformar a cidade em um grande palco de expressão cultural e pertencimento. Além de promover a cultura, o pré-carnaval se destaca há anos como um propulsor da economia local, fortalecendo o uso coletivo da cidade, tendo em vista a segurança e acessibilidade da festa para toda a população”, celebra a superintendente da FCCDA, Vanessa Faria.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.