Foto: Arquivo

Mesmo durante o período do carnaval, quando parte da população opta por permanecer longe das aglomerações, é fundamental manter a atenção às situações que envolvem riscos elétricos, especialmente em residências de veraneio, sítios, chácaras e áreas rurais. Com o objetivo de contribuir para a prevenção de acidentes, a Cemig reforça algumas orientações de segurança elétrica que devem ser observadas durante o feriado. Confira cinco dicas da Cemig para evitar acidentes com a rede elétrica durante o carnaval, período em que muitas pessoas optam por descansar longe da folia.

1 – Verificação das instalações

Antes da utilização do imóvel, recomenda-se realizar uma avaliação das condições das instalações elétricas, observando a inexistência de fiação exposta, tomadas danificadas ou outros indícios de irregularidades.

2 – Proibição do uso inadequado de tomadas

Não é recomendada a utilização de extensões, adaptadores, “T” ou benjamins para a ligação simultânea de equipamentos numa única tomada. Esse tipo de prática pode ocasionar sobrecarga elétrica e curtos-circuitos.

3 – Uso seguro de equipamentos elétricos

Deve-se evitar a utilização de equipamentos elétricos com o corpo molhado, bem como o uso de eletrodomésticos próximos a áreas molhadas, tais como banheiros, áreas externas e piscinas.

4 – Atenção durante tempestades com raios

Em caso de tempestades com descargas atmosféricas, a orientação é permanecer longe de áreas abertas ou descampadas e procurar abrigo em locais fechados, como edificações de alvenaria.

5 – Cuidados com crianças

Crianças devem ser mantidas sob supervisão constante. Tomadas desprotegidas, fios expostos, extensões improvisadas e equipamentos energizados ao alcance aumentam a possibilidade de acidentes.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.